Ativistas dos direitos dos animais protestam na rodovia Raposo Tavares, na altura do km 56, na manhã deste sábado. O grupo, que partiu em direção ao Instituto Royal, foi impedido pela Polícia Militar de acessar as proximidades do local. Decisão judicial expedida na sexta-feira determinou o afastamento dos manifestantes do instituto. Houve registro de confronto entre um grupo de cinco mascarados e policiais.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

> É possível usar menos cobaias, diz cientista

> Ativistas invadem instituto e resgatam animais

> Entenda por que beagles são usados em pesquisas

Continua depois da publicidade

O prédio do Instituto Royal foi invadido na sexta-feira por dezenas de ativistas, que retiraram do prédio 178 cães da raça beagle, usados como cobaias para testes de medicamentos. O grupo acusa o instituto de causar maus-tratos contra os animais. O uso das cobaias no local é regularizado e segue protocolos do Ministério de Ciência e Tecnologia, segundo informou o instituto.

Dez viaturas e um contingente do pelotão de choque de São Roque estão bloqueando o acesso dos ativistas. Além da chegada de mais manifestantes, há a presença de black blocs. O trânsito no quilômetro 56 da rodovia está congestionado.