O governo paquistanês anunciou nesta segunda-feira que enviou a garota de 14 anos ferida gravemente pelos talibãs para a Grã-Bretanha, onde receberá tratamento de saúde. Malala Yousufzai será submetida a um longo tratamento para se recuperar tanto dos efeitos físicos quanto psicológicos do trauma, afirmaram autoridades do Paquistão.
Continua depois da publicidade
Malaia desembarcou por volta das 15h50min (11h50min de Brasília) desta segunda-feira em Birmingham, no centro da Inglaterra, a bordo de um avião especialmente preparado, e foi levada em seguida para o hospital Queen Elizabeth, que recebe principalmente soldados britânicos gravemente feridos no Afeganistão.
A jovem ativista foi baleada por dois talibãs, que dispararam nela e em uma colega que estavam a caminho da escola, no noroeste do Paquistão. Como uma das balas a atingiram na cabeça, Malala precisará ter alguns ossos do crânio reconstruídos. O projétil já foi retirado por médicos paquistaneses e seu estado de saúde é estável, mas ela precisará de uma longa reabilitação neurológica. Ela também foi atingida no ombro.
Malala foi baleada por membros do Talibã por promover a educação para as mulheres e criticar o grupo islâmico.
Continua depois da publicidade