Aproveitando as riquezas do folclore catarinense, há cinco anos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer, de Jaraguá do Sul, utiliza os costumes do boi de mamão nas aulas. Desde então, os alunos interagem com diversas disciplinas e aprendem brincando.

Continua depois da publicidade

A personagem Bernúncia, uma espécie de bicho-papão, é trabalhada nas aulas de matemática, artes, português e geografia. A coordenadora do projeto e professora de matemática, Karen Tomazelli Bartel, explica que os alunos do quinto ano utilizam as formas geométricas e as medidas da personagem e também aprendem sobre o boi de mamão e todos os personagens da história.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região

A geografia também entra no aprendizado para mostrar onde a trama catarinense se passa e que povo trouxe essa história para o País. Depois, os alunos reproduzem o ensinamento com novas didáticas para os estudantes da 4ª e da 2ª turmas, num projeto que envolve 130 alunos.

– O projeto será apresentado na Feira de Matemática. O objetivo é aprender o conceito dos sólidos, a medir e descobrir a cultura catarinense – revela.

Continua depois da publicidade

Nas aulas de artes, os alunos confeccionaram um fantoche da Bernúncia. Para isso, é preciso saber utilizar a régua, a fita métrica e entender de medidas, explica Karen. Na próxima sexta-feira, o colégio mergulha no universo do folclore catarinense com a exibição da peça do boi de mamão.

Os estudantes ainda elaboraram um texto sobre o que aprenderam e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades.

– Com essa interação entre turmas e interdisciplinaridade, os estudantes aprendem a cooperar, a serem solidários e se apropriam do conteúdo, se tornando capazes de ensinar – explica Karen.

Nas provas já aplicadas, a professora percebeu que os alunos aprenderam melhor o conteúdo do que quando utilizam apenas os livros, por exemplo. Ela afirma que as três etapas, manual, cognitiva e registral, ajudam neste processo.

Continua depois da publicidade