As atividades ao ar livre, como caminhar, correr, andar de bicicleta, frequentar academias, entre outros, trazem vários benefícios à função cardiovascular, melhoram o condicionamento físico, auxiliam na perda de peso, no fortalecimento muscular, no controle da pressão arterial e no nível de colesterol no sangue. Também diminuem o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse, entre outros.
Continua depois da publicidade
Essas atividades são indicadas para todo o tipo de idade, porém respeitando o limite de cada um. Outra forma de atividade que vem se tornando cada vez mais popular são as academias ao ar livre, que também possuem muitos benefícios como diminuição imensa do sedentarismo, melhoria na autoestima, maior socialização, aumento da disposição diária, além dos supracitados.
Contudo, não podemos esquecer que antes de realizarmos uma atividade física, seja ela qual for, devemos passar por uma avaliação, que pode ser feita por um médico, fisioterapeuta ou um educador físico. O profissional vai fazer as devidas recomendações e orientações, sendo elas diferentes para cada pessoa.
A não-realização de uma avaliação e de um acompanhamento adequado por um profissional poderá acarretar diversas consequências indesejáveis: a realização de uma atividade de maneira inadequada, que poderá desenvolver algum tipo de lesão, agravamento de um problema já existente ou causando o surgimento de um outro; e sobrecarga de alguma estrutura não preparada para tal atividade.
Dentre todos os benefícios que a atividade física também proporciona está a ativação da mente, que promoverá a interação entre corpo, mente, espírito e emoção, não ficando somente no físico pelo físico.
Continua depois da publicidade
Por isso torna-se cada vez mais importante a prática correta de atividades físicas, para obter-se um maior benefício.