A atividade econômica apresentou crescimento em julho, depois de dois meses seguidos de retração. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ajustado para o período teve crescimento de 1,5%. Em junho, a queda ficou em 1,51% e, em maio, em 0,46%, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo BC. Esse foi o maior crescimento mensal desde junho de 2008 (3,32%).
Continua depois da publicidade
Em relação a julho de 2013, houve expansão de 5,28%, de acordo os dados sem ajustes para o período. De janeiro a julho, a atividade econômica ficou praticamente estável, com crescimento de 0,07%. Em 12 meses (encerrados em julho), a expansão ficou em 1,14% (dado ajustado para o período).
Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre Economia
PIB encolhe 0,6% no 2º trimestre do ano, informa o IBGE
Continua depois da publicidade
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice é considerado a “prévia do PIB” e incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
O Índice de Atividade Econômica do BC serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os componentes do indicador estão a Pesquisa Industrial Mensal e a Pesquisa Mensal de Comércio.
* Zero Hora, com agências