A região Sul registrou em 2013 um crescimento na atividade econômica maior do que a média nacional. De acordo com o Índice de Atividade Econômica regional (IBCR-S), divulgado pelo Banco Central (BC), o indicador aumentou 5,4%, deixando para trás o Centro-Oeste (2,3%) e o Sudeste (1,4%).
Continua depois da publicidade
Já o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do BC, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), mostra que a economia brasileira cresceu 2,52% em 2013. É importante observar, no entanto, que o índice oficial de crescimento da economia do ano passado só deverá ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim deste mês.
Se for considerada a dessazonalização do índice, ou seja, sem efeitos momentâneos do período, o resultado foi ainda melhor. Pelo IBC-Br, o PIB brasileiro cresceu 2,57%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica.
Continua depois da publicidade