Santa Catarina foi o Estado com o maior crescimento econômico do país entre janeiro e novembro de 2017, com 4,3%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No Brasil, esse número foi de 0,97%. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC). O indicador catarinense também mostra avanço em relação à parcial anterior, em setembro, que mostrava um acumulado de 3,5%. Atrás de SC vêm o Pará, com 4%, o Amazonas, com 3,1%, e o Paraná, com 2,6%.
Continua depois da publicidade
O IBCR é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica dos estados e do país e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. É considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o indicador oficial.
Leia todas as notícias do Diário Catarinense
Continua depois da publicidade