De acordo com a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), referente ao ano de 2010, a atividade de construção civil quase dobrou entre 2007 e 2010, crescendo 97,6%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística às 10h desta sexta-feira. Os lugares onde houve maior aumento na produção foram o nordeste e o centro-oeste do país. De acordo com Luciano Braga, do IBGE, esse crescimento mais elevado do que no resto do Brasil ocorreu em função da transposição do rio São Franciso e da construção de ferrovias.

Continua depois da publicidade

Braga afirma ainda que o crescimento é visível nas ruas do Brasil inteiro:

– Basta sairmos na rua para ver. Em qualquer cidade que passamos estão sendo construídos vários prédios – relata.

No caso específico da construção de edifícios, o crescimento entre 2007 e 2010 foi de 97%. O volume de empregos gerados nessa área também cresceu consideravelmente. Em 2007, eram 1.576.000 empregados no setor. Em 2010, o número pulou para 2.479.000. O aumento de pessoas ocupadas em construções foi de mais de nove milhões.

De acordo com Braga, os dados específicos em relação ao Rio Grande do Sul não chamam muita atenção, mantendo-se na média nacional.

Continua depois da publicidade

O estudo completo pode ser conferido no site do IBGE, clicando aqui.