Um ataque a tiros no jornal regional Capital Gazette em Annapolis, capital de Maryland e perto de Washington, matou cinco pessoas e deixou vários feridos nesta quinta-feira (28), nos Estados Unidos. A polícia de Maryland confirmou o número das mortes perto das 17h50 de Brasília (16h50 no horário local) . De acordo com as autoridades, o principal suspeito foi preso, e não há informações sobre outros atiradores.

Continua depois da publicidade

Em um primeiro momento, a agência AFP afirmou que o ataque deixou “vários mortos”. A informação só foi confirmada pela polícia local às 17h50 (de Brasília).

— A situação é trágica, mas a nossa resposta foi muito eficiente, ao capturar o suspeito assim que possível — afirmou Steve Schuh, executivo do condado de Anne Arundel.

O prédio foi evacuado às 17h (de Brasília). Phil Davis, um repórter do jornal Capital Gazette, disse que várias pessoas foram baleadas dentro do prédio, e escreveu no Twitter de dentro da cena do crime:

— Eu sou um repórter de polícia. Escrevo sobre essas coisas — não necessariamente sobre este evento, mas sobre tiroteios e morte — o tempo todo, mas, por mais que eu tente articular quão traumatizante é se esconder debaixo da mesa, você não sabe até estar lá e se sentir desamparado — afirmou Phil Davis.

A motivação do atentado ainda é desconhecida das autoridades.

O governador Larry Hogan, no Twitter, escreveu: “Absolutamente arrasado ao saber dessa tragédia em Annapolis”.

“Por favor, preste atenção a todos os avisos e fique longe da área. Orando pelos que estão no local e pela nossa comunidade ”, escreveu ele.

Continua depois da publicidade

O jornal Capital Gazette pertence ao Baltimore Sun, e atende ao condado de Anne Arundel e às cidades de Annapolis e Kent Island. A empresa também publica jornais de bairro como o Bowie Blade-News e o Crofton-West County Gazette. É considerado um dos periódicos mais antigos dos EUA, fundado pelo britânico William Parks em 1727 como “The Maryland Gazette”.