Os moradores de Sombrio, no Sul de Santa Catarina, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade devido às tempestades em novembro de 2024. Os valores começaram a ser liberados nessa segunda-feira (27), e podem chegar até R$ 6.220.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O reconhecimento da situação de calamidade possibilitou a liberação do benefício aos trabalhadores que têm saldo em conta vinculada ao FGTS. A liberação do recurso pode ser feita pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal e segue disponível até 23 de março.
Para quem não possui comprovante de residência em seu nome, a prefeitura do município emite declarações de residência para os moradores. O atendimento para emissão do documento ocorre no paço municipal, no horário das 7 às 13 horas.
Fortes chuvas e ventos de mais de 100 km/h
O benefício está sendo disponibilizado para as pessoas que sofreram com estragos e prejuízos causados por ventos de até 130 km/h no dia 27 de novembro de 2024. Na época foram registrados destelhamentos em residências e estruturas como o quartel do Corpo de Bombeiros, além de veículos.
Continua depois da publicidade
Diversas propriedades rurais foram atingidas, tendo lavouras parcialmente ou totalmente destruídas. A cidade decretou situação de emergência no dia seguinte. Posteriormente, o município distribuiu telhas para a população por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Leia também
Morte de jovem mobiliza ciclistas em pedido por segurança em rodovia no Sul de SC
Chuvas que castigaram cidades deixam “dever de casa” à Defesa Civil de Santa Catarina