Athletico-PR e Flamengo decidem neste sábado (29), às 17h, quem será o campeão da Libertadores da América. A final brasileira, que será disputada em Guayaquil, no Equador, reeditará um confronto que tem ganhado contornos de rivalidade nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O time paranaense entra em campo com dois títulos da Copa Sul-Americana e busca o título inédito, enquanto o Flamengo vai atrás do tricampeonato da Libertadores. As duas equipes voltam a se enfrentar em uma final. Em 2013, decidiram o título da Copa do Brasil e o time carioca levou a melhr. Desde então, os dois clubes passaram a medir força em outras ocasiões importantes, como na fase de grupos da Libertadores de 2017, com uma vitória para cada lado.

Ex-jogadora de vôlei, rainha da Oktoberfest chora ao lembrar de técnico vítima do câncer

Nos duelos mais recentes, Athletico-PR e Flamengo empataram em eliminações. Em 2019, o Furacão desbancou o time multicampeão de Jorge Jesus nas quartas de final, e em 2021, na semifinal da Copa do Brasil. O Rubro-negro carioca deu o troco nas oitavas de final em 2020 e nas quartas de final da atual temporada, quando acabou conquistando o título da competição.

Continua depois da publicidade

A partida terá transmissão ao vivo da Conmebol TV, do canal por assinatura ESPN e também do SBT na TV aberta.

Uniformes

Em reunião ocorrida na última quinta-feira (26), a Conmebol definiu que os uniformes que os times vestirão na decisão. Confira:

  • Athletico-PR: camisa branca, calção preto e meião branco.
  • Flamengo: camisa vermelha e preta, com listras horizontais, calção branco, e meião rubro-negro.

Campanhas

Os finalistas chegam à decisão com caminhos similares, sobretudo no mata-mata. Na fase de grupos, o Athletico-PR foi o 2º colocado do Grupo B, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas oitavas de final, o time paranense passou pelo Libertad, eliminou o Estudiantes nas quartas de final e classificou para a final ao passar pelo atual bicampeão, o Palmeiras.

Continua depois da publicidade

Faraco: “Avaí precisa encarar a realidade e mudar para 2023”

O Flamengo concluiu a fase de grupos como líder do Grupo H, com cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final o time carioca despachou o Tolima, eliminou o Corinthians nas quartas de final e avançou à decisão ao passar pelo Vélez Sarsfield na semifinal

Escalações

Os dois times chegam à final com força máxima. No Flamengo, a dúvida fica por conta do chileno Arturo Vidal, que sofreu uma pancada na final da Copa do Brasil.

Veja provável escalação do Flamengo (Técnico: Dorival Júnior)

  • Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel Barbosa.

No Athletico-PR, Felipão tem todos os jogadores à disposição. O jovem Vitor Roque, um dos destaques do time na competição, deve começar no banco.

Continua depois da publicidade

Veja provável escalação do Athletico-PR (Técnico: Luiz Felipe Scolari)

  • Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Canobbio), Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Cuello e Pablo.

Promotoria retira acusações contra Neymar sobre caso de transferência para o Barcelona

Arbitragem​

  • Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
  • Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
  • Quarto árbitro: Facundo Telles (ARG)
  • VAR: Mauro Vigiliano (ARG)

Leia também:

Jake Paul encara Anderson Silva em luta de boxe neste sábado

T-Rex faz confronto inédito contra o Sorriso Hornets na semifinal do Brasil Bowl 2022