Os atentados terroristas se intensificaram nos últimos meses na Europa, África e no Oriente Médio. Em quatro ações de grupos extremistas, pelo menos 304 pessoas morreram em explosões e tiroteios. Confira:

Continua depois da publicidade

Paris, 13 de novembro

A capital francesa foi sacudida por terroristas que mataram pessoas em restaurantes e na casa de shows Bataclan
A capital francesa foi sacudida por terroristas que mataram pessoas em restaurantes e na casa de shows Bataclan (Foto: FRANCOIS GUILLOT / AFP)

Um atentado em série deixou 130 mortos e mais de 350 pessoas feridas, em Paris. O maior número de vítimas, 87, estavam na casa de espetáculos Bataclan, onde homens armados com fuzis dispararam contra 1,5 mil pessoas durante show da banda Eagles of Death Metal.

Istambul, 12 de janeiro

Continua depois da publicidade

Ação ocorreu em área turística da capital turca, com intensa visitação de estrangeiros
Ação ocorreu em área turística da capital turca, com intensa visitação de estrangeiros (Foto: OZAN KOSE / AFP)

Um suicida, apontado pelas autoridades turcas como migrante sírio ligado ao autodenominado Estado Islâmico (EI), explodiu- se nas proximidades da Mesquita Sultão Ahmet, também conhecida como Mesquita Azul, no bairro histórico de Sultanahmet, coração turístico de Istambul, na Turquia. O ataque deixou 10 mortos, todos estrangeiros.

Damasco, 21 de fevereiro

Pelo menos 142 pessoas morreram em atentados ao sul de Damasco, próximo a um santuário xiita onde está o mausoléu de uma neta de Maomé, na Síria. Na cidade de Homs, outros atentados provocaram ao menos 57 mortos, onde o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos atentados

Abidjan, 14 de março

Presidente Alassane Ouattara visitam a praia do resort atacado em Grand-Bassam
Presidente Alassane Ouattara visitam a praia do resort atacado em Grand-Bassam (Foto: SIA-KAMBOU / AFP)

Ao menos 22 pessoas foram mortas, entre eles 14 civis, vítimas de um ataque armado a um hotel de Grand-Bassam, a oeste de Abidjan, na Costa do Marfim. Seis terroristas foram mortos, segundo autoridades locais.

Continua depois da publicidade

* Zero Hora, com agências