Três mulheres-bomba mataram quatro pessoas nesta sexta-feira perto de Maiduguri, nordeste da Nigéria, anunciou a Agência Nacional de Gestão de Emergências (Nema).
Continua depois da publicidade
Os ataques aconteceram pouco depois das 5H00 (1H00 de Brasília) nos subúrbios de Umarari Bayan Waya, nas proximidades da cidade, onde na quinta-feira dois atentados suicidas mataram pelo menos 30 pessoas em uma mesquita, anunciou o coordenador de Nema, Mohamed Kanar.
Os atentados desta sexta-feira também deixaram 17 feridos.
Na quinta-feira à noite, dois homens-bomba atacaram uma mesquita na região de Maiduguri no momento da oração e mataram 30 pessoas, de acordo com a Nema.
Maiduguri é a capital do estado de Borno e berço do grupo islamita Boko Haram, cuja insurreição deixou pelo menos 17.000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados desde 2009.
Continua depois da publicidade
O Boko Haram sofreu derrotas militares em 2015, mas desde a posse do novo presidente nigeriano Muhammadu Buhari, em maio, intensificou os atentados suicidas na região nordeste da Nigéria, assim como nos países vizinhos, Chade, Camarões e Níger, que também lutam contra o grupo.
O governo dos Estados Unidos anunciou esta semana o envio de 300 homens a Camarões para contribuir à luta contra o Boko Haram, sobretudo na área de inteligência.
* AFP