Um atentado suicida deixou, nesta segunda-feira, pelo menos 47 mortos e 79 feridos entre os alunos de uma escola no nordeste da Nigéria, informou a polícia.
Continua depois da publicidade
– Houve uma explosão provocada por um homem-bomba numa escola de Potiskum, no estado de Yobe – disse Emmanuel Ojukwu, o porta-voz da polícia nigeriana. – Existem 47 mortos e 79 feridos entre os estudantes – acrescentou.
Ojukwu informou que o grupo radical islâmico Boko Haram é suspeito de ser o responsável pelo ataque. A explosão ocorreu numa escola pública do ensino secundário para rapazes no momento em que os estudantes estavam concentrados para ouvir o reitor antes do início das aulas, segundo um professor.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
– Os estudantes estavam concentrados para a reunião da manhã quando algo explodiu no meio deles – disse o professor, que pediu para não ser identificado.
Continua depois da publicidade
Yobe é um dos três Estados do norte da Nigéria sob lei marcial há um ano e meio devido à insurreição sangrenta do Boko Haram, que causou mais de 10 mil mortos nos últimos cinco anos. Boko Haram, cujo nome significa “a educação ocidental é pecado” em língua haussa, já realizou numerosos ataques contra estabelecimentos escolares.
Em fevereiro, homens armados abriram fogo e lançaram explosivos no dormitório de um internato em Buni Yadi, igualmente no estado de Yobe, matando pelo menos 40 adolescentes.
O Boko Haram luta desde 2009 para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário ao sul, de maioria cristã.
*Agência Brasil