Quatro pessoas morreram e 10 ficaram feridas nesta quinta-feira em um atentado com bomba contra a sede provisória do governo de Áden, a grande cidade do sul do Iêmen, reconquistada em julho pelas forças oficiais.
Continua depois da publicidade
O governador Nayef al-Bakri escapou ileso, segundo fontes do governo. O alvo do atentado foi a Faculdade de Ciências Administrativas, onde fica o gabinete provisório do governador.
A sede do governo foi destruída durante os combates entre as forças leais e os rebeldes xiitas huthis, expulsos de Áden em julho.
O atentado foi o primeiro deste tipo desde que as forças leais ao governo recuperaram o controle da cidade.
Al-Bakri, próximo ao partido islamita Al-Islah, era vice-governador de Áden antes da chegada dos huthis no fim de março. O presidente no exílio, Abd Rabo Mansur Hadi, o nomeou governador durante os combates, uma recompensa pelo fato de não ter abandonado a cidade como outras autoridades provinciais.
Continua depois da publicidade
A retomada de Áden pelas forças leais a Mansur Hadi representou uma mudança no conflito, porque permitiu o início de ofensivas a partir desta cidade e possibilitou a reconquista de outras regiões do sul do Iêmen
* AFP