Um homem em uma moto detonou a carga explosiva que levava consigo, neste domingo (9), em Cabul, perto de um comboio que comemorava o aniversário da morte de um líder rebelde, deixando pelo menos três mortos.

Continua depois da publicidade

O ataque foi lançado no centro da capital afegã e, segundo novo balanço do porta-voz da Polícia, Hashmat Stanikzai, deixou três mortos e 14 feridos.

Já o porta-voz do Ministério da Saúde, Waheed Majroh, referiu-se a dois mortos e dez feridos.

Antes disso, as forças de segurança haviam anunciado que mataram um homem que pretendia cometer um atentado suicida próximo aos partidários do comandante Amah Shah Massud.

Continua depois da publicidade

Comboios de homens armados, celebrando o aniversário da morte, em 2001, do comandante Massud, aterrorizavam Cabul desde cedo, com tiros para o alto.

Carismático comandante da etnia tayika, Massud é conhecido por ter liderado a resistência ao ocupante soviético e, depois, contra os talibãs durante seus cinco anos no poder, entre 1996 e 2001.

O comandante foi assassinado dois dias antes dos atentados do 11 de Setembro nos Estados Unidos, reivindicados pela Al-Qaeda, que levaram os Estados Unidos a liderarem a invasão do Afeganistão para derrubar os talibãs.

Continua depois da publicidade

* AFP