Pelo menos 15 pessoas morreram nesta terça-feira na explosão de um caminhão-bomba em Maiduguri, nordeste da Nigéria, alvo dos ataques do grupo islamista Boko Haram. O atentado aconteceu às 7h50min, um horário de muito movimento. As vítimas foram transportadas par um hospital de Maiduguri.

Continua depois da publicidade

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Leia todas as notícias sobre a Nigéria

Testemunhas afirmaram que o número de vítimas pode ser muito maior

Continua depois da publicidade

A explosão aconteceu na carga de carvão do veículo, o que provocou uma grande bola de fogo. De acordo com o ministério da Defesa, a área foi isolada. Uma multidão tentou avançar contra os bombeiros, acusados de demorar para chegar ao local _ o que tornou ainda mais difícil controlar o incêndio.

Na estrada em que aconteceu a explosão, geralmente mulheres idosas e crianças pedem dinheiro. O ataque não foi reivindicado, mas o estado de Borno, em geral, e a cidade de Maiduguri, em particular, são alvos frequentes dos insurgentes do Boko Haram.

Leia mais

Ataques a igrejas deixam mais de 50 mortos na Nigéria

Explosão em centro comercial deixa mais de 20 mortos na Nigéria

Ataque mata 38 pessoas na Nigéria

Ataques na Nigéria deixam 30 mortos e mais de 60 mulheres são sequestradas

Explosão em faculdade mata oito pessoas na Nigéria

Ataques do Boko Haram deixam dez mortos na Nigéria

Milícias civis expulsaram o Boko Haram da cidade em junho, depois de uma onda de atentados quase diários. Mas os moradores vivem com medo de represálias e ataques esporádicos.

Grupo islamista

O Boko Haram sequestrou mais de 200 adolescentes em abril, um crime que provocou indignação em todo o mundo.O ataque acontece menos de 24 horas depois do exército ter anunciado que desativou a célula de inteligência do do grupo e prendeu seus líderes, suspeitos de participação no sequestro.

Continua depois da publicidade

Eles lutam há mais de cinco anos para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria.

*AFP