Um duplo atentado causou a morte de onze pessoas nesta quarta-feira na cidade de Marua, capital da região do extremo norte de Camarões, relataram várias fontes.
Continua depois da publicidade
“Dois terroristas se explodiram por volta das 14h30 (10h30 de Brasília) no bairro de Barmaré e na entrada do mercado central”, informou a presidência camaronesa em um comunicado, em que condenou tais atos “covardes”.
“Duas meninas com menos de 15 anos que mendigavam acionaram seus explosivos”, fazendo ao menos dez mortos, no mercado central da cidade e no bairro vizinho de Haussa, havia explicado pouco antes o governador da região, Midjiyawa Bakari.
Marua é uma cidade que é alvo comum dos insurgentes islamitas do Boko Haram.
Este é o segundo atentado suicida em Camarões nos últimos 10 dias. Em 12 de julho, duas mulheres-bomba detonaram suas cargas em Fotokol, cidade fronteiriça da Nigéria, matando 11 pessoas, incluindo 10 civis e um soldado do Chade.
Continua depois da publicidade
O Boko Haram realizou numerosos ataques nesta região isolada do extremo norte de Camarões, o que levou este país a se juntar a uma coalizão regional, formada por Nigéria, Chade e Níger, para combater o grupo extremista.
Fontes da segurança haviam confirmado à AFP que muitos simpatizantes e membros do grupo islamita se infiltraram na cidade atacada nesta quarta-feira para coletar informações.
“Desconfiamos de todo mundo. São pessoas como você e eu. Pode ser um motorista de táxi ou um pedestre”, afirmou um oficial camaronês recentemente.
A insurreição do Boko Haram (“a educação ocidental é um pecado” na língua hausa) e sua posterior repressão fizeram pelo menos 15.000 mortes desde 2009 e mais de 1,5 milhões deslocados.
Continua depois da publicidade
* AFP