O ataque às Torres Gêmeas, o complexo empresarial Word Trade Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos completa 20 anos em 2021. Naquela manhã de 11 de setembro de 2001 dois aviões colidiram contra os prédios, causando incêndio, estragos e mortes.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Naquele dia, cerca de 3 mil pessoas morreram durante o ataque. Entre elas estavam americanos, pessoas de pelo menos 70 países diferentes e também os sequestradores à bordo dos aviões.
Além dos mortos no atentado, mais de 6 mil pessoas ficaram feridas com os escombros e estilhaços dos dois prédios que desabaram cerca de duas hora após a colisão do primeiro avião.
> O que é Talibã: conheça o grupo que está no poder do Afeganistão
Continua depois da publicidade
Os outros ataques no mesmo dia
Além do ataque às Torres Gêmeas, atentados foram registrados também em outras cidades e outros pontos importantes para os norte-americanos. Um terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington.
O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns dos passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
Após os atentados ao país, os Estados Unidos responderam com com a invasão do Afeganistão para derrubar o Talibã, que abrigou os terroristas da al-Qaeda.
> Terceira Guerra Mundial vai acontecer? Entenda
Memoriais
Anos depois do ataque inúmeros memoriais foram criados em homenagem às vítimas e às famílias que perderam alguém. Um dos primeiros memoriais foi o “Tribute in Light”, uma instalação de 88 holofotes feita no local onde ficavam as torres do World Trade Center. As luzes projetam no céu duas colunas verticais que remetes as Torres Gêmeas.
Continua depois da publicidade
Em Nova Iorque, o memorial é um espelho d’água idealizado em agosto de 2006. Ele foi construído no local onde estavam das torres, cercado por uma lista dos nomes de vítimas em um espaço memorial no subsolo, além de um museu.
Além dos monumentos, bolsas de estudo e caridade foram estabelecidas para as famílias das vítimas, junto com muitas outras organizações privadas.

O retorno do Talibã ao poder
Leia também
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Catarinense que escapou da morte enfrentando talibãs no Afeganistão fala no CBN Hub
Talibã diz ter tomado palácio em Cabul após saída de presidente afegão