A Unidade de Pronto Atendimento do Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, voltou a funcionar. No último domingo a unidade foi interditada pela Defesa Civil por conta de um vazamento da caixa d'água que alagou vários setores e a parte elétrica do prédio.
Continua depois da publicidade
Em nota divulgada nesta quarta-feira (26), a prefeitura de Florianópolis informa que a UPA Norte voltou a fazer atendimentos de urgência e emergência. "Apenas os exames de raio-x ainda não estão funcionando porque, como o aparelho ainda está na garantia, servidores aguardam os técnicos responsáveis para poder ligá-lo".
A suspeita é de que o dano na estrutura que causou a interdição da unidade foi motivado pelo vendaval da sexta-feira passada, que deixou estragos por todo o Estado. A região da Grande Florianópolis chegou a ficar com 150 mil unidades sem energia.
UPA Norte será reformada
A prefeitura de Florianópolis também divulgou, nesta quarta-feira, a abertura do processo licitatório para reforma geral e ampliação da UPA Norte, prédio que foi inaugurado em 2009. A gestão passada iniciou uma obra de ampliação da unidade, que agora deverá ser finalizada.
Continua depois da publicidade
O projeto de reforma e ampliação prevê investimentos de R$ 4,4 milhões para a readequação dos espaços físicos, a ampliação de leitos, de novas salas de observação e medicamentos, além da implantação de uma farmácia referência para o Norte da ilha. Também está prevista a troca de telhado, revisão elétrica e cabeamento e pintura interna e externa. A empresa que vencer a licitação terá 12 meses para executar a obra.