Para se comunicar com uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) existem duas opções em Joinville. A primeira é o deslocamento presencial, e essa funciona normalmente. Já a segunda, por contato telefônico, apresenta instabilidade. Das 60 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) na cidade, apenas 15 estão atendendo ligações telefônicas, conforme levantamento da Rádio CBN Joinville realizado na sexta-feira (07).
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Mário José da Silva, morador do bairro João Costa, relata que a indisponibilidade do atendimento pelo telefone tem gerado grande dificuldade na busca por medicamentos na UBSF João Costa.
— Tenho um neto autista e minha esposa é cadeirante, a cada 30 dias preciso buscar os remédios para eles. E muitas vezes perco a viagem, porque o medicamento ainda não chegou. Se eu ligo antes para pedir informação de estoque, não atendem. Com as informações sobre consultas é a mesma coisa — afirma Mário.
Em contato com a reportagem, a prefeitura de Joinville alegou que a unidade está com sua linha telefônica danificada, mas que o reparo do sistema foi solicitado, e que a Secretaria da Saúde está realizando de outro local o aviso sobre as consultas dos usuários da unidade.
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Entre a manhã e a tarde de sexta (7), a CBN Joinville tentou contato por telefone com todas as unidades básicas de Joinville disponibilizadas no Mapa da Rede Saúde, documento elaborado pela Secretaria de Saúde de Joinville. Dos 60 postos, apenas 15 tiveram ligações atendidas. Três chamadas deram como fora de serviço, duas ligações deram como ocupadas em todas as tentativas, uma linha apresentou falha na ligação após o atendimento, e outra informou que o número foi programado para não receber ligações. A maior parte das tentativas, porém, somou 38 unidades de saúde com telefonemas que chamaram até cair a ligação, em diversas tentativas por diferentes horários.
Para o vereador Cláudio Aragão (MDB), membro da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o telefone é um meio imprescindível para o contato dos usuários SUS na busca por informações básicas, e a Prefeitura precisará explicar o problema no Legislativo.
— A pessoa deixa o trabalho dela porque não consegue ir até o posto de saúde. As pessoas estão ligando e ninguém atende. Está um caos, nós vamos chamar a Prefeitura para esclarecer isso na próxima reunião — afirma o vereador.
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Joinville respondeu aos questionamentos por nota, em que afirma já ter acionado a empresa responsável pelo serviço de telefonia para restabelecer a operação. Além disso, também indicou outras formas de obter as informações e fazer contato.
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Confira a nota na íntegra:
Em relação à interrupção no serviço de telefonia em algumas unidades da Prefeitura de Joinville, a empresa que presta o serviço já foi notificada oficialmente e está buscando restabelecer as linhas.
Cabe ressaltar que os serviços de agendamento e confirmação de consultas e procedimentos seguem sendo realizados normalmente, assim como o Monitora Dengue.
Em relação à consulta de disponibilidade de medicamentos, o serviço é oferecido por meio do Portal da Transparência da Prefeitura de Joinville e também não depende de disponibilidade telefônica.
Confira abaixo o levantamento das chamadas:
Regional Pirabeiraba
Sede da Regional Pirabeiraba (EACS) – ligações não atendidas
UBSF Rio Bonito – telefone fora de serviço
UBSF Rio da Prata – ligações não atendidas
UBSF Canela – atendeu normalmente
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Regional Vila Nova
Sede da Regional Vila Nova (EACS) – telefone ocupado em todas as tentativas
UBSF Vila Nova Rural – ligações não atendidas
UBSF Estrada Anaburgo – telefone fora de serviço
UBS Glória (EACS) – ocupado na primeira tentativa, não atendeu as demais ligações
UBSF Vila Nova II – ligações não atendidas
Regional Aventureiro
Sede da Regional Aventureiro I – ligações não atendidas
UBSF Aventureiro II – atendeu normalmente
UBSF Santa Bárbara – ligações não atendidas
UBSF Rio do Ferro – ligações não atendidas
UBSF Cubatão – ligações não atendidas
UBS Leonardo Schlickmann (EACS) – ligações não atendidas
UBS Parque Joinville (EACS) – ligações não atendidas
UBS Saguaçu – ligações não atendidas
UBSF Aventureiro III – atendeu normalmente
Regional Costa e Silva
Sede da Regional Costa e Silva (EACS) – ocupado na primeira tentativa, não atendeu as demais ligações
UBSF Jardim Paraíso I e II – atendeu normalmente
UBSF Jardim Paraíso III – atendeu normalmente
UBSF Jardim Paraíso IV (Canto do Rio) – atendeu normalmente
UBSF Jardim Paraíso V – atendeu normalmente
UBSF Jardim Sofia – ligações não atendidas
UBSF Willy Schossland – ligações não atendidas
UBS Bom Retiro (EACS) – ligações não atendidas
UBSF Parque Douat – ligações não atendidas
Regional Floresta
Sede da Regional Floresta – ligações não atendidas
UBSF Profipo – atendeu normalmente
USBF Boehmerwaldt I – ligações não atendidas
UBSF Boehmerwaldt II – ligações não atendidas
UBSF Itinga – atendeu normalmente
UBSF Itinga Continental – ligações não atendidas
UBSF Km 4 – ligações não atendidas
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Regional Centro
Sede da Regional Centro – ligações não atendidas
UBSF Nova Brasília – ligações não atendidas
UBSF Jativoca – ligações não atendidas
UBSF Morro do Meio – ligações não atendidas
UBSF Lagoinha – ligações não atendidas
UBS São Marcos – ligações não atendidas
UBS Bucal Morro do Meio – ligações não atendidas
Regional Jarivatuba
Sede da Regional Jarivatuba (ESF) – ligações não atendidas
UBSF Paranaguamirim – atendeu normalmente
USBF Jardim Edilene – atendeu normalmente
UBS Morro da Amaral – atendeu normalmente
UBSF Estevão de Matos – ligações não atendidas
UBSF Parque Guarani – telefone fora de serviço
UBSF João Costa – ligações não atendidas
Regional Comasa
Sede da Regional Comasa – ligações não atendidas
UBSF Espinheiros (Moinho dos Ventos) – atendeu normalmente
UBSF Caic (Vila Paranaense) – ligações não atendidas
UBSF da Ilha – atendeu normalmente
UBSF Roraima – ligações não atendidas
UBSF Dom Gregório – ligações não atendidas
UBS Bakita (EACS) – telefone ocupado em todas as tentativas
UBS Jardim Iririú – telefone programado para não receber ligações
Regional Fátima
Sede da Regional Fátima (EACS) – ligações não atendidas
UBS Edla Jordan (EACS) – atendeu normalmente
UBS Itaum (EACS) – ligações não atendidas
UBS Adhemar Garcia (EACS) – atende, porém há falha na ligação
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TOTAL:
- 60 Postos de Saúde (UBSFs)
- 38 ligações não atendidas
- 15 atenderam normalmente (25%)
- 3 fora de serviço
- 2 ocupados em todas as tentativas
- 1 falha na ligação ao atender
- 1 programado para não receber ligações
- Total de ligações não concluídas (75%)
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