Quanto mais cedo o atendimento e acesso ao tratamento, maiores as chances de vencer o novo coronavírus. É o que defende a nova campanha do Movimento Floripa Sustentável com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a partir das novas orientações do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
> Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu prorrogam restrições por conta do coronavírus
> Coronavírus: o que fazer em caso de suspeita da doença
Vídeos de autoridades de saúde com dicas sobre os sintomas e protocolos a seguir serão divulgados nas redes sociais e veículos de imprensa a partir desta segunda-feira (27).
O objetivo é informar a população sobre as novas orientações do Ministério da Saúde, principalmente no momento em Santa Catarina enfrenta um crescimento exponencial no número de casos – neste domingo (26) SC ultrapassou a marca das 900 mortes por coronavírus. Nos vídeos, médicos explicam sobre a importância do acolhimento imediato ao paciente que apresentar sinais iniciais da Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em maio
Em um dos vídeos, o pneumologista Antônio Cesar Cavallazzi alerta para os sintomas como febre, tosse e dores no corpo. A qualquer “sensação de gripe”, a orientação é buscar atendimento médico.
O ex-secretário da Saúde de Florianópolis, Luiz alberto Silveira, também participa da campanha. Ele fala sobre prevenção e atendimento precoce, e deixa um recado:
– Seja mais rápido do que a doença. Você é muito importante, proteja-se. Goste de você, cuide do outro.
Ainda na coletiva, o presidente da ACM, o médico Ademar José de Oliveira Paes Jr., defendeu mais opções aos pacientes, inclusive com medicamentos. Porém, segundo especialistas, não há eficácia comprovada de remédios contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Médicos de SC lançam manifesto contra cloroquina e ivermectina no tratamento da covid-19
> Ivermectina: o que dizem defensores e críticos do uso contra o coronavírus
> Isolada nas medidas rigorosas contra o coronavírus, Blumenau fará alterações em decreto
> Confira dados atualizados por cidade no Painel do Coronavírus