O serviço de atendimento online para pessoas com sintomas de doenças respiratórias foi retomado em Criciúma nesta terça-feira (18). O sistema chamado TeleCovid será a porta de entrada para os atendimentos no município.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A intenção é que o primeiro contato dos pacientes com a equipe médica não seja presencial, o que evitaria aglomerações nas unidades de saúde, segundo as autoridades do município.
Segundo a prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser procuradas apenas para atendimentos eletivos e para a realização de testes já agendados de forma antecipada.
— O paciente entra em contato por WhatsApp, passa por um atendimento médico de forma virtual e recebe todos os encaminhamentos, desde receituário, afastamento e agendamento de teste de Covid-19 — afirma o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco.
Continua depois da publicidade
Pessoas que tiverem sintomas como febre, tosse seca, perda de olfato ou paladar e cansaço excessivo devem buscar atendimento enviando mensagem para o número (48) 9 9154-6453 (WhatsApp). O serviço funciona de de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h.
> SC se torna o 3º estado com maior proporção de vacinados contra Covid-19 no Brasil
Isolamento para infectados
As pessoas que testarem positivo para Covid-19 em Criciúma devem ficar isoladas por sete dias. A diminuição no período de isolamento, que era de 10 dias, mudou após recomendação do Ministério da Saúde.
Ao final do sétimo dia após o início dos sintomas, se a pessoa estiver sem febre há pelo menos 24 horas, sem uso de medicamentos, e não apresentar nenhum outro sintoma da doença ela poderá voltar às atividades comuns.
Leia também
SC tem calor intenso e risco de temporais com granizo, diz Defesa Civil
Imagens de drone mostram percurso de cachoeira em que jovem caiu em Joinville; assista
Cães de raça são resgatados vítimas de maus-tratos em canil clandestino de SC; veja fotos