Seu Eloi Dib, aposentado de 61 anos, saiu de casa sem a certeza de que iria encontrar o Centro de Saúde da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, aberto nesta quinta-feira (13), mas arriscou mesmo assim. Ele já estava acompanhando a situação da greve dos servidores municipais, que iniciou na quarta-feira (12). No entanto, o atendimento estava normalizado e ele conseguiu marcar a consulta médica que desejava.
Continua depois da publicidade
De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde da Capital, divulgado no final da manhã desta quinta, a situação era parecida na maioria dos centros de saúde da cidade. O serviço estava reduzido pois havia servidores paralisados, mas os pacientes eram atendidos conforme a demanda. A aposentada Ivone dos Santos Thomaz, 76, por exemplo, sofreu uma queimadura e foi rapidamente atendida no centro de saúde da Trindade.
Já a unidade do Novo Continente não estava realizando o atendimento nesta quinta. Na unidade no bairro Carianos, as consultas médicas estavam suspensas. Na Policlínica do Centro, só a farmácia estava aberta. E na UPA Sul, desde quarta-feira, somente casos de urgência estão sendo atendidos. As informações são da secretaria de Saúde.
Coleta de lixo normal nesta quinta
A Comcap não aderiu à greve dos servidores e o serviço opera normalmente nesta quinta-feira. E segundo a prefeitura, o Pró-Cidadão também funciona.
Educação
Já na área da educação, a prefeitura divulgou no final da manhã desta quinta que oito escolas e sete Núcleos de Educação Infantil (Neims) estão sem atendimento.
Continua depois da publicidade
Outras 50 unidades operam de forma parcial. Ou seja, a orientação para ligar antes para instituição de ensino para checar se a turma tem aula, ainda está mantida.
O número de servidores paralisados nesta quinta ainda não foi divulgado pela prefeitura e nem pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem). Até o fim da manhã, eles se encontravam em uma nova mesa de negociação para definir o rumo da greve.
Confira a situação das escolas nesta quinta-feira:
Sem aulas: 8
Atendimento parcial: 12
Normal: 14
Sem contato telefônico: 1
Núcleos de Educação Infantil (Neims):
Sem atendimento: 7
Parcial: 38
Normal: 42
Sem contato telefônico: 1
Confira quais unidades de Educação estão sem atendimento nesta quinta-feira na Capital:
EBM Albertina Madalena Dias
EBM Brigadeiro Eduardo Gomes
EBM Donícia Maria da Costa
EBM Herondina Medeiros Zeferino
EBM Intendente Aricomedes da Silva
EBM José Amaro Cordeiro
EBM Costa da Lagoa
EBM Osvaldo Galupo
Neim Caieira da Barra do Sul
Neim João Machado da Silva
Neim Vila Cachoeira
Neim Irmã Scheilla
Neim vinculado EBM Albertina Madalena Dias
Neim vinculado EBM Costa da Lagoa
Neim vinculado da EBM José Amaro Cordeiro