A água baixou bastante na maioria dos locais alagados da região Norte de Santa Catarina. Nesta terça-feira (18), o atendimento as famílias atingidas continua nos municípios. O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas de Barra Velha (GRAC) está realizando o levantamento de prejuízos a patrimônios públicos e privados. A cidade é uma das cidades mais atingidas, são mil pessoas desabrigadas e 60 desalojados.

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (19), as aulas na rede municipal retornam normalmente. O abrigo provisório montado no CEI Nadida Michereff foi transferido para a Apae, localizada na Rua José Raimundo Ramos, no bairro São Cristóvão. Agentes comunitárias de saúde (ACS’s) visitam as casas afetadas pelas cheias para realizar o cadastro das famílias.

Segundo a prefeitura de Barra Velha, é importante o preenchimento correto do cadastro que vai possibilitar a distribuição de kits com itens para ajudar as famílias. Também por meio do formulário poderá ser feita a liberação do FGTS.

Em Araquari, os técnicos da Defesa Civil também estão nas ruas realizando o cadastro de famílias prejudicadas e de danos a prédios públicos e privados. As aulas nas escolas municipais também retornaram nesta terça. Somente a área indígena do Município é que ainda tem pontos de alagamento e recebem auxílio do município.

Assim como nas outras cidades, em Balneário Barra do Sul também realiza relatório com famílias atingidas. A Secretaria de Obras trabalha na recuperação das vias danificadas e no escoamento de água dos lugares alagados, localizados no Centro, e nos bairros Costeira e Salinas. Como a maré no município está alta, segundo o governo municipal, isto dificultando o escoamento da água. O atendimento nas escolas e nas unidades de saúde atingidas está funcionando normalmente.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil do Município iniciou campanha para a doação de itens de limpeza, roupas e materiais de construção para ajudar as famílias atingidas. Os mapeamentos com informações da população atingida e dos prejuízos serão encaminhado junto ao decreto de situação de emergência para homologação pela Defesa Civil Estadual. Após o trâmite, as cidades poderão receber recursos para o auxílio às famílias e para a recuperação das áreas atingidas.

Leia também:

Imagens aéreas mostram estragos causados pela chuva na região Norte de Santa Catarina

Municípios da Região Norte estão entre os mais atingidos pelas chuvas em SC

Chuvas deixam 162 pessoas desalojadas em Santa Catarina