Após registro de filas e lotação nas unidades de saúde de Joinville na última semana, o atendimento às crianças no município passará por mudanças a partir de terça-feira (11). O objetivo, segundo a prefeitura, é justamente distribuir o fluxo de pessoas e alinhar as escalas médicas, oferecendo mais agilidade para população.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O que muda
A Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Leste, localizada no bairro Aventureiro, terá a escala pediátrica fortalecida para dar suporte ao aumento da procura, oferecendo assistência 24 horas.
Na região Sul, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) João Costa, localizada no bairro João Costa, será referência para os atendimentos infantis, com atendimento das 7h às 20h.
Além disso, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, no bairro América, continua oferecendo assistência para crianças e adolescentes com até 14 anos, 24 horas por dia.
Continua depois da publicidade
As demais UBSFs, em todas regiões da cidade, também seguem oferecendo atendimento infantil normalmente.
Reorganização da rede foi positiva
Entre sexta-feira (7) e domingo (9), segundo dados do município, 4 mil doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen, que voltou a atender na sexta-feira.
A mudança foi realizada, segundo a prefeita em exercício Rejane Gambin, para possibilitar que as UBSFs pudessem atuar na realização dos testes rápidos e que as UPAs e hospitais ofereçam assistência aos casos mais graves, reduzindo o tempo de espera.
Na semana passada, foram registradas filas de até cinco horas nos pronto-atendimentos da cidade. Segundo dados da Secretaria da Saúde de Joinville, houve um crescimento superior a 70% na procura pelas UPAs, se considerado o mesmo período do mês de dezembro. Além disso, o município também registrou alta de 89% em casos ativos de Covid-19.
Continua depois da publicidade
— A estratégia que implantamos na semana passada já trouxe bons resultados, possibilitando mais doses de vacina aplicadas e menos tempo de espera por atendimento — destacou Rejane.
Alta procura continua
Na manhã desta segunda-feira (10), a procura por atendimento continuava alta nos pronto-atendimentos do município. Na UPA Sul, conforme informações da NSC TV, o movimento iniciou por volta das 7h30.

Segundo pacientes que aguardavam para ser atendidos do lado de fora da unidade, a espera maior está sendo para quem vai buscar testes de Covid-19. Já na UPA Leste, assim como na Unidade Básica de Saúde do Bucarein, o fluxo de pessoas segue intenso, mas não há registro de filas.
Segundo o município, esta movimentação alta nas unidades de saúde é normal para uma segunda-feira. A principal queixa dos pacientes continua sendo por sintomas gripais.
Continua depois da publicidade
Há também, segundo a prefeitura, procura grande pelas unidades de saúde que realizam testagem para coronavírus. Apesar desta constatação, um levantamento mais preciso do número de pessoas que passaram por atendimento durante o dia e o tempo de espera só será possível ao fim do dia.
Leia também
Joinville volta a ampliar leitos de UTI na rede pública
Surto de gripe lota emergência de hospitais em Joinville: “Situação crítica”
Pacientes ficam sem insulina em Joinville após falta de energia elétrica afetar farmácia
Dengue volta a preocupar em Joinville com meses de calor; cidade teve 16 mil casos em 2021