Os resultados colhidos pelo Joinville no returno do Campeonato Catarinense não são frutos do acaso. A evolução do Tricolor na competição coincidiu com o retorno do técnico Hemerson Maria. E tanto o elenco do clube quanto a comissão técnica são unânimes ao afirmar: o modo de trabalho do treinador foi determinante para que o time deixasse a condição de candidato ao rebaixamento para assumir o rótulo de favorito ao returno.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre o JEC
Muito além do “estudioso”, adjetivo que todos os jogadores usam para se referir a Hemerson Maria, o treinador é obcecado por detalhes. Quando comanda as atividades no CT do Morro do Meio, não é raro vê-lo contando passos entre um ponto e outro do campo ou até mesmo medindo, com uma trena, a distância entre as linhas em que gostaria de ver o seu time compactado. Nos trabalhos táticos com o time posicionado em campo, as interrupções são constantes para chamar a atenção de um jogador que esteja ocupando um espaço que não deveria.
Confira a tabela de jogos e a classificação do Catarinense
Continua depois da publicidade
– Ele prioriza muito o esquema tático, é muito detalhista. Se você está um passo para a frente, ele já chega e diz: ?Você tem que estar aqui?. Isso nos ajuda bastante, tem que ficar ligado o tempo todo onde tem que estar – conta o lateral-esquerdo Diego, atleta que vinha sendo muito criticado, mas que também evoluiu desde a chegada do técnico.
Na semana anterior ao duelo contra o Inter de Lages, o treinador deu ênfase à repetição de jogadas pelos lados do campo. Não à toa, dois dos três gols marcados contra o Leão Baio nasceram em lances criados pelas laterais. De acordo com Diego, todos os pontos fortes e fracos da equipe serrana tinham sido estudados por Hemerson Maria e explicados detalhadamente aos atletas.
A missão do treinador agora é mais difícil. O JEC precisa construir um resultado diante da equipe que é dona do melhor ataque e da melhor defesa em toda a competição – com 30 gols marcados e apenas 11 sofridos em 16 partidas.
Continua depois da publicidade
– A gente sabia o que o Inter de Lages poderia fazer. Trabalhamos em cima das qualidades e defeitos deles e deu no que deu, fizemos uma grande partida. Agora, vamos ver o que o Hemerson vai propor diante da Chapecoense. Com certeza, ele fará a melhor escolha – aposta o jogador.
O jogo entre Chapecoense e Joinville acontece no domingo, às 16 horas, na Arena Condá. O Tricolor precisa de pelo menos um empate para conquistar, antecipadamente, o título do returno.