Até quinta-feira, 90 enólogos divididos em seis grupos de 15 profissionais estarão no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, para avaliar 241 amostras inscritas por vinícolas de cinco estados brasileiros. O resultado, que indicará as 30% mais representativas da Safra 2016, será apresentado no dia 24 de setembro, quando cerca de 850 apreciadores poderão degustar 16 vinhos dessa triagem em evento a ser realizado no Parque de Eventos do município.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Vendas de vinhos tem queda de 4,35% no primeiro semestre de 2016
A degustação de seleção é realizada às cegas, ou seja, os avaliadores não conhecem a origem, o preço, tampouco a marca dos vinhos que estão degustando. Desse modo, os profissionais têm acesso apenas a características de base de cada amostra, como a variedade das uvas, por exemplo. Essa etapa ocorre depois do minucioso trabalho de coleta realizado sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho, que montou uma força-tarefa para garantir os cuidados, o transporte e o sigilo das amostras desde o recolhimento nas vinícolas até o momento de serem servidas nas taças dos avaliadores. As amostras, recolhidas diretamente de tanques, barricas ou já em garrafas, vieram da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
— A degustação tem caráter didático para os enólogos, pois permite uma contextualização da qualidade dos vinhos de diferentes categorias, isto é, como a produção nacional está evoluindo — explica o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.
Continua depois da publicidade
Nesta etapa, os profissionais identificam as amostras com virtudes em cor (tonalidade e intensidade), aroma (nitidez e fineza) e paladar (equilíbrio, intensidade e complexidade).
— Este também é um momento para os enólogos perceberem que, a despeito das condições climáticas de cada safra, pode-se elaborar vinhos de excepcional qualidade com o emprego das melhores técnicas de vinificação e de produção de uvas — destaca Zanus.
As inscrições para o público participar da 24ª Avaliação Nacional de Vinhos vão abrir no dia 30 pelo site www.enologia.org.br, a partir das 8h30min.