A chuva que atinge Santa Catarina desde esta terça-feira (19) deixou o Estado em alerta para ocorrências relacionadas aos altos acumulados previstos. Com chance de alagamentos, deslizamentos e outros estragos, a chuva não deve dar trégua tão cedo no Estado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz um aviso de chuvas intensas com condição de perigo. O alerta se estende até as 20h desta quarta-feira (20).

O Oeste catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte catarinense e região Serrana estão entre as áreas afetadas. O alerta prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Próximos dias serão de chuva

As condições para temporais isolados continuam entre Grande Oeste e o Planalto Sul na quinta-feira (21), com chuva pontualmente intensa, especialmente no Oeste e Extremo Oeste.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil estadual, o risco é baixo para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

No leste de Santa Catarina, a chuva ocorre de forma persistente devido a circulação marítima, e pode ter forte intensidade e volumes expressivos no Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva. O vento segue intenso entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com ondas de sudeste entre 2,0m e 2,5m, podendo chegar a 3,0m. Há risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Na sexta-feira (22). a chuva deve continuar presente no Estado de forma persistente, e intensa em alguns momentos entre o Planalto e o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte. O risco de ocorrências é moderado.

Continua depois da publicidade

Nas outras regiões de Santa Catarina, as condições para temporais isolados se mantêm na sexta, em especial entre a tarde e a noite. Contudo, o risco é baixo para ocorrências associadas.

O vento perde força, mas o mar continua agitado em todo o litoral catarinense. As ondas serão de leste, entre 2,0m e 2,5m, com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Final de semana tem melhora gradual

O sábado (23) ainda terá chuva persistente no litoral, porém com a circulação marítima perdendo força. Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva já é mais fraca, enquanto que no Litoral Norte, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, a chuva pode ser mais intensa.

Há risco baixo para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. Nas outras regiões, sol deve aparecer entre nuvens já no sábado, e sem risco de temporais.

Continua depois da publicidade

Para o domingo (24), somente o leste catarinense terá condições de chuva fraca e isolada. Contudo, essa chance diminui ao longo do dia, quando o tempo volta a ficar estável e o sol a predominar no Estado. Não há previsão de risco de ocorrências meteorológicas.

Leia também

Municípios do Sul de SC registram mais de 100 milímetros de chuva e têm alerta da Defesa Civil

SC tem alerta vermelho de “grande perigo” para chuvas acima de 100 mm, aponta Inmet