A fumaça das queimadas na Amazônia está sendo transportada para todo país. Imagens de satélite dos últimos dias mostram uma grande concentração da fumaça em Santa Catarina, afetando significativamente a qualidade do ar e trazendo riscos para a saúde da população. Essa condição, porém, deve ser amenizada ainda nesta semana, com a chegada de uma frente fria que trará chuva para o Estado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, a circulação de ventos de direção norte contribui para o transporte da fumaça em direção ao Sul do Brasil. Uma mudança no padrão dos ventos ou a chegada de chuvas mais intensas são as condições necessárias para inibir o transporte de fumaça para Santa Catarina, o que pode ocorrer na próxima sexta-feira (13), com a passagem de uma nova frente fria.

Olhos secos e doenças respiratórias: como as fumaças da Amazônia impactam na saúde de SC

A previsão é de que sexta-feira seja um dia de muitas nuvens e chuva do Extremo-Oeste ao Litoral Sul, devido a aproximação da nova frente fria. Apesar da chuva afastar a fumaça de Santa Catarina, a Defesa Civil informou que, a longo prazo, essa condição no ar persistirá até que as queimadas nas regiões afetadas sejam controladas ou até o retorno da estação chuvosa, entre a primavera e o verão.

Continua depois da publicidade

A densa camada de fumaça deixa o nascer e pôr do sol em tons avermelhados e também afeta perigosamente a qualidade do ar, que algumas vezes já é considerada crítica em regiões como as carboníferas. A fumaça pode causar desde um desconforto, como ardência nos olhos e garganta seca, como agravar problemas respiratórios, principalmente em pessoas vulneráveis a esta condição.

No Litoral de Santa Catarina, além da fumaça, a redução na visibilidade ainda ocorre por conta dos nevoeiros marítimos, fenômeno também associado à atuação de uma massa de ar mais quente que está atingindo o Estado nesta semana.

Nevoeiros em Santa Catarina
Imagem de satélite indicando a presença de nevoeiros na costa de SC (Foto: Ventusky, Divulgação)

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

SC entra em alerta laranja para perigo de calor, aponta Inmet

Seis cidades de SC registraram umidade do ar igual à do deserto do Saara; veja lista