Pouco antes de fechar os portões, Gabriela Vanzella, 19 anos, chegava para tentar uma das vagas do curso de Medicina. Ela, a mãe e os três cachorros da família. Eles vieram de Veranópolis, no interior do Rio Grande do Sul, só para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As provas começaram pontualmente às 14h e se estendem até as 18h.

Continua depois da publicidade

Chegar acompanhado da família é comum. Mas chegar acompanhado dos cachorros, e ainda vindos de longe (foram quase 500 quilômetros até Florianópolis), quase que fez parar a correria dos que se deparavam com a cena. Não teve candidato que, antes de entrar, não desse pelo menos uma olhadinha para a cachorrada. Marizane, a mãe de Gabriela, explica.

– Acho que ajuda a diminuir a ansiedade. Da minha filha, que se distraiu com os cachorros no caminho até aqui, e também dos outros candidatos, que por um instantinho desviaram o pensamento da prova – diz.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Júlio Szeremeta, as primeiras horas de prova ocorrem sem imprevistos. O concurso oferece 6.031 vagas para 86 cursos e habilitações nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá.

Continua depois da publicidade

Medicina continua como o curso mais disputado da UFSC. São 103.31 candidatos por vaga. Na sequência aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (26,8 candidatos por vaga) e Engenharia Civil (com 26,73 candidatos por vaga).

Neste sábado, o primeiro dos três dias de provas, os candidatos respondem questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira ou Libras, língua estrangeira, Matemática e Biologia. Ao todo são 40 questões.

A previsão da Coperve é de que o gabarito das provas de sábado seja divulgados às 8h de domingo.