Vinte homens armados, incluindo 17 rebeldes, foram mortos em uma série de ataques aéreos lançados pela coalizão árabe sob o comando da Arábia Saudita no sudeste do Iêmen, indicaram fontes militares nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Aviões de combate atingiram nas últimas 24 horas a sede da 19ª Brigada de Infantaria, controlada pelos rebeldes xiitas huthis, na área de Bayhan, no norte da província de Shabwa, na fronteira com a província de Marib, palco de combates entre as forças leais e rebeldes.
Dezessete rebeldes morreram nos ataques, bem como três combatentes pró-governo quando as suas posições foram bombardeadas por engano pela aviação da coalizão, segundo as mesmas fontes.
A coalizão age contra os rebeldes desde o final de março, em apoio às forças pró-governamentais que retomaram desde meados de julho 5 províncias do sul do Iêmen, incluindo a de Shabwa, e que agora estão envolvidos em operações contra os insurgentes em Marib, a leste de Sanaa.
Os rebeldes, apoiados por unidades do exército leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, parecem estar em dificuldades ante a contra-ofensiva das forças pró-governo, o que lhes permitiu retomar Áden, a segunda maior cidade do sul.
Continua depois da publicidade
* AFP