Uma multidão foi atropelada por uma van, nesta quinta-feira (17), na Avenida La Rambla, um dos principais pontos turísticos de Barcelona. Segundo comunicado oficial do Ministério do Interior da Catalúnia, pelo menos 12 pessoas morreram e 80 ficaram feridas. Um dos autores do ataque foi morto. A polícia local trata o atropelamento como um atentado terrorista.

Continua depois da publicidade

Segundo o jornal La Vanguardia, um dos responsáveis pelo ataque conseguiu fugir com a van por cerca de 3 quilômetros, mas acabou morto pela polícia, depois de uma troca de tiros.

Fontes policiais também identificaram e prenderam outro suspeito de envolvimento no atentado, segundo o jornal El País. Driss Oukabir, 28 anos, cidadão marroquino e residente legal na Espanha, teria alugado a van usada no atropelamento. Um terceiro envolvido no ataque ainda está sendo procurado pela polícia.

De acordo com o jornal, a van passou em alta velocidade, em zigue-zague por cerca de 530 metros. Uma segunda van, localizada na cidade de Vic, a cerca de 60 quilômetros ao norte de Barcelona, também pode ter sido usada no ataque.

Continua depois da publicidade

Os policiais evacuaram os arredores da praça Catalunya, incluindo as ruas Ronda Universitat e Pelayo, em um perímetro de 200 metros, segundo o El País. As estações de trem Paral·lel, Drassanes, Liceu, Catalunya e Pg. de Gràcia também foram fechadas.

A polícia pede que as pessoas se comuniquem com familiares por redes sociais, já que houve um colapso nas linhas telefônicas da cidade.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado.

Continua depois da publicidade

Nas redes sociais, algumas pessoas que testemunharam o ataque postaram fotos e narraram como ocorreu a ação:

Uma publicação compartilhada por Pavel Lisovtsov (@pavel_lisovtsov) em