Treze pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas em um atentado suicida contra um mercado de gado em Maiduguri nesta terça-feira, declarou a Cruz Vermelha nigeriana.

Continua depois da publicidade

A explosão atingiu a capital do estado de Borno às 13h (9h de Brasília), no momento em que os vendedores se preparavam para deixar o mercado, declarou um miliciano, Shettima Bulama.

– Estamos tentando separar os restos humanos das carcaças de gado espalhados por todo o canto (…) o suicida escolheu o local mais frequentado do mercado para acionar seus explosivos – indicou.

Atentado suicida no Iraque deixa ao menos 40 mortos

Continua depois da publicidade

Impasse no Senado dos EUA provoca suspensão de lei sobre espionagem

O porta-voz da Cruz Vermelha nigeriana, Umar Sadiq declarou por mensagem de texto que “13 mortos e 24 feridos” foram transportados a dois hospitais da cidade.

Maiduguri, reduto histórico do Boko Haram – movimento que nasceu no início dos anos 2000 -, já havia sido alvo de disparos de foguetes na madrugada desta terça-feira, assim como no sábado.

Também no sábado, um homem-bomba atacou uma mesquita, matando 26 e ferindo 28 fieis.

Ex-chanceler alemão Helmut Kohl está hospitalizado em estado crítico

Socorristas batem em casco de navio virado e ouvem batidas como resposta

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari, que foi empossado na sexta-feira, prometeu fazer da luta contra o Boko Haram uma prioridade.

Continua depois da publicidade

Ele anunciou sua intenção de mudar para Maiduguri o centro de comando do exército encarregado de combater a insurgência, até agora localizado em Abuja, a capital federal (850 km de Maiduguri).

*AFP