Um ataque hacker no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, comprometeu o sistema de banco de dados da unidade de saúde. Todas as informações de atendimentos, pacientes, faturamento e gestão de recursos do hospital foram afetadas pelo vírus.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

> Veja como receber a newsletter do A Notícia em seu e-mail

A diretoria da unidade de saúde fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil deverá investigar a origem do ataque, que ocorreu no último sábado (14). De acordo com o registro feito pelo hospital, o setor de tecnologia fez várias tentativas de recuperação do banco de dados e reinstalação do sistema, mas sem sucesso.

Segundo o delegado Fábio Fontes, o vírus trata-se do Ramsomware, que bloqueia acesso a certos documentos do sistema e pede um ‘resgate’. No caso do hospital, o vírus pede 300 dólares em bitcoins.

Continua depois da publicidade

– Ele [o vírus] entra no sistema e criptografa arquivos e documentos e, automaticamente, já manda uma mensagem para que a pessoa, se quiser resgatar esses arquivos, efetue pagamentos em criptomoeda – explica Fontes. 

Ainda conforme o delegado, a partir desta semana, serão ouvidos depoimentos de funcionários e trabalhadores da informática que atuam na unidade de saúde para entender a possível origem deste vírus. 

Sistema não foi restabelecido

A administração do hospital, que também cuida da UPA 24h, informou que está tomando as providências necessárias, mas que o sistema ainda não foi restabelecido. Os documentos comprometidos no ataque também não foram recuperados ainda. Em nota, o hospital chamou o ataque de “covarde e criminoso”.

Os atendimentos na unidade de saúde seguem normalmente, mas os profissionais estão sem acesso ao sistema interno e, por isso, precisam utilizar fichas de papel.

Continua depois da publicidade

Conforme o delegado Fontes, este é um dos vírus mais complexos que existe e entra no servidor a partir de sistemas falhos ou e-mails maliciosos, por exemplo. 

Leia mais

Vítima de acidente na BR-280 era trabalhador portuário em São Francisco do Sul

Ministro aponta quais trechos serão liberados na duplicação da BR-280