O ataque em uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí, ocorreu um mês antes da data que marca dois anos da tragédia em Saudades, no Oeste, que deixou três crianças e duas professoras mortas em 2021. O acusado pelo crime segue preso e aguarda o julgamento, que ainda não tem data definida.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O caso ocorreu em 4 de maio de 2021. Um jovem, que na época tinha 18 anos, entrou na unidade de ensino, que fica no Centro da cidade, e matou, com o uso de uma espécie de adaga, três bebês e duas professoras. Ele foi preso em flagrante pela polícia. Durante as investigações, policiais encontraram indícios de inspiração em outros ataques a escolas, como os massacres de Suzano, em São Paulo, e o de Columbine, nos Estados Unidos.
Confira o especial “Um ano de Saudades”
As vítimas da tragédia na escola de Saudades foram Mirla Renner, de 20 anos, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e sete meses, Murilo Massing, de um ano e nove meses, Anna Bela F. de Barros, de um ano e oito meses, e Keli Anicevski, de 30 anos.
Continua depois da publicidade
O homem segue detido em um hospital psiquiátrico, em Florianópolis, enquanto aguarda o julgamento. Ele é réu por cinco homicídios triplamente qualificados, além de 14 tentativas de homicídios. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a assistência de acusação se manifestação a favor da decisão de primeiro grau em manter o júri popular. A data, porém, ainda não foi marcada.
Para mostrar como Saudades está superando a tragédia, o Diário Catarinense foi até a cidade em 2022, quando a tragédia completou um ano, e conversou com parentes de vítimas, pessoas que ajudaram no resgate e forças de segurança e produziu um documentário sobre o crime que mudou o município.
Assista ao documentário
O fato em Blumenau ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 25 anos invadiu o local e matou ao menos quatro crianças. Ele teria chegado em uma moto, pulado o muro e atacado os estudantes que estavam em um parque nos fundos da unidade.
Outras cinco crianças também ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Segundo a unidade, elas tem entre 0 a 2 anos.
Continua depois da publicidade
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) já confirmou que ficará responsável pela investigação do ataque. As aulas nas redes municipal e estadual foram suspensas. Além disso, o governador Jorginho Mello (PL) decretou luto oficial de três dias.
As crianças assassinadas durante o ataque a creche em Blumenau foram identificadas como Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabst da Cunha, 4, Larissa Maia Roldo, 7 e Enzo Marchesin Barbosa, 4.
Leia também:
“Tá junto. Tá morta”: como avô soube que a neta era uma das vítimas da chacina de Saudades