Um ataque russo atingiu a torre de televisão de Kiev nesta terça-feira (1º) e deixou cinco mortos, além de provocar a interrupção da transmissão de canais de TV, segundo o Ministério ucraniano do Interior.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O ataque, no sexto dia da invasão da Ucrânia por tropas russas, “atingiu” equipamentos da torre, relatou o ministério, acrescentando que “os canais não vão funcionar durante um certo tempo”.
O governo disse que os sistemas de emergência farão o possível para que algumas emissoras restabeleçam sua transmissão em breve.
Uma fotografia publicada pelo Ministério do Interior mostrava a torre envolvida por uma espessa nuvem cinza. A estrutura principal continua de pé.
Continua depois da publicidade
A torre de televisão fica no mesmo bairro do sítio de Babi Yar, um lugar onde os nazistas mataram mais de 30.000 judeus em dois dias, em 1941. Este local é um importante memorial.
> Rússia bombardeia centro de Kharkiv e comboio ameaça capital da Ucrânia
“Esses bárbaros estão massacrando as vítimas da Shoah (Holocausto) pela segunda vez”, denunciou no Twitter o chefe da administração presidencial ucraniana, Andriï Iermak.
A torre de TV de Kiev, c/385 metros, foi atingida durante um dos muitos bombardeios russos na região. Espera-se p/breve um reforço do ataque russo contra a capital ucraniana. pic.twitter.com/UyqlUJkXyV
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 1, 2022
Leia também
Rússia intensifica ataques na Ucrânia, e grupos denunciam uso de bombas de fragmentação
Continua depois da publicidade
Ditador da Belarus diz que não vai participar de ataque à Ucrânia
Ocidente prepara “guerra financeira” à Rússia; entenda o impacto dessa medida