O ataque que deixou quatro crianças mortas em uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí, causou o cancelamento das aulas em várias cidades da região nesta quarta-feira (5). O caso ocorreu em uma unidade particular por volta das 9h. Um homem, de 25 anos, foi preso, segundo a Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Entre as cidades que cancelaram as atividades estão Indaial, Timbó, Rodeio, Balneário Camboriú, Penha e Itajaí. Já Joinville e Florianópolis, seguem com as aulas normalmente nesta quarta, conforme as secretarias municipais de educação.

Governador de SC decreta luto oficial de três dias após tragédia em creche em Blumenau: “Enorme tristeza”

Continua depois da publicidade

De acordo com os municípios, a medida tem como objetivo garantir a segurança e a integridade de pais, professores e alunos. Em Indaial, por exemplo, a prefeitura informou que está alinhando com a Polícia Militar novas ações, a curto e longo prazo, nas unidades educacionais. (veja as manifestações abaixo)

Blumenau também cancelou as aulas na rede municipal, além de decretar luto por 30 dias na cidade. As atividades também estão suspensas nas escolas estaduais, segundo a Secretaria de Estado da Educação.

Entenda o caso

O fato ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 25 anos invadiu o local e matou ao menos quatro crianças. Ele teria chegado em uma moto, pulou o muro e atacou os estudantes que estavam em um parque nos fundos da unidade.

Continua depois da publicidade

Outras quatro crianças também ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Segundo a unidade, elas tem entre 0 a 2 anos.

A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) já confirmou que ficará responsável pela investigação do ataque.

Veja as manifestações:

Indaial

“Em decorrência da tragédia ocorrida na manhã desta quarta (4), em uma creche de Blumenau, que vitimou crianças do local, a Prefeitura de Indaial informa que até o momento não foi registrado ataque em nenhuma instituição de ensino da cidade.

Continua depois da publicidade

Por precaução, as aulas na rede municipal de ensino estão canceladas nesta quarta (5) e quinta (6), sem prejuízo de faltas aos estudantes.

A Prefeitura já está alinhando com a Polícia Militar medidas de segurança a curto e longo prazo nas Escolas e Unidades de Educação Infantil do Município“.

Timbó

A Secretaria de Educação de Timbó (SEMED) informa que está cancelando as aulas em toda a rede de ensino municipal (NEIs, UPEs e Escolas) nesta quarta-feira, dia 05, em virtude da tragédia ocorrida numa escola infantil, em Blumenau, que acabou vitimando quatro crianças.

Continua depois da publicidade

A medida visa garantir a segurança e a integridade de alunos, pais, professores e servidores públicos. A SEMED lembra ainda que todas as unidades escolares de Timbó possuem senha e/ou “tag” para pais e servidores entrarem nas unidades, e que qualquer estranho é anunciado antes no portão.

A SEMED também se solidariza com as famílias e com os funcionários da creche de Blumenau”.

Balneário Camboriú

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, em reunião com a equipe da Secretaria de Educação e forças de Segurança determinou a suspensão das aulas na rede pública municipal nesta quarta-feira (05), por questões de segurança em face à repercussão do atentado ocorrido nesta manhã na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau. Ao longo do dia será avaliado se a suspensão das aulas se estende até a quinta-feira.

Eu quero externar neste momento a minha solidariedade aos familiares das vítimas desse ataque brutal que aconteceu com nossas crianças na cidade de Blumenau. O estado de Santa Catarina, o Brasil e o mundo olham para este momento com muita tristeza e alerta, o que nos impõe, diante das informações e das reuniões que fizemos com as forças de segurança, a suspensão das aulas no município de Balneário Camboriú. No decorrer do dia iremos passar mais informações sobre isso, mas, neste momento, faremos a interrupção das aulas por questões de segurança”, pontuou o prefeito“.

Continua depois da publicidade

Itajaí

O Município de Itajaí determinou a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino nesta quarta (05) e quinta-feira (06). A medida foi adotada após o ataque à uma creche de Blumenau, onde quatro crianças foram assassinadas e outras pessoas ficaram feridas nesta manhã, e por conta de possíveis ameaças a unidades escolares da região. Além da suspensão, a Guarda Municipal, a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e a Polícia Militar reforçaram as rondas ostensivas no entorno de escolas e creches da cidade.

A suspensão das aulas foi uma decisão do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e está alinhada à medida adotada pelo Governo do Estado, que também suspendeu as aulas da Rede Estadual nesta semana. Além disso, na tarde desta quarta, forças de segurança do município (Polícias Civil e Militar, Guarda e Codetran) e representantes da Secretaria de Educação se reunirão no Gabinete do Prefeito para definir estratégias preventivas para assegurar a segurança dos estudantes, professores e demais funcionários.

“Diante das ameaças e dos boatos que estão surgindo sobre possíveis ataques na região resolvemos suspender as aulas para garantir a segurança de todos os nossos alunos e professores. Também solicitei à Secretaria de Segurança o reforço nas rondas no entorno das unidades escolares e, à tarde, vamos avaliar novas estratégias”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

Continua depois da publicidade

Penha

“A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Educação, em alinhamento com as forças de segurança do município, determinou a suspensão das aulas nesta quarta e quinta-feira em toda a Rede Municipal de Ensino, devido ao ataque a uma creche nesta manhã em Blumenau que deixou quatro vítimas fatais. As aulas retornam na segunda-feira (10), uma vez que na sexta-feira é feriado nacional.

“Devido à repercussão de mensagens via WhatsAppp e a grande preocupação de pais e responsáveis, as aulas estão canceladas na Rede Municipal de Ensino nesta quarta e quinta-feira. Optamos pela prevenção, até que tudo se normalize em todo o Estado. Sentimos muito pela tragédia e estendemos nossa solidariedade aos pais e familiares das vítimas”, pontua o Prefeito Aquiles da Costa”.

Barra Velha

Comunicado da prefeitura com cancelamento das aulas – (Foto: Prefeitura de Barra Velha/Divulgação)

Catanduvas

Continua depois da publicidade

Em Catanduvas, aulas também foram canceladas – (Foto: Prefeitura de Catanduvas/Divulgação)

Palhoça

“COMUNICADO OFICIAL

Blumenau chora pela tragédia que marcou o dia de hoje. Nossos corações estão com as vítimas e suas famílias, enquanto lutamos juntos para superar essa terrível perda.

Em virtude deste acontecimento, precisamos preservar vidas e tomar algumas ações emergenciais:

Todas as escolas do período vespertino, no dia de hoje, 05 de abril, estarão abertas, porém sem atividades de conteúdo para os pais que optarem por não levar seus filhos nas escolas.

Continua depois da publicidade

Amanhã, dia 06 de abril, as aulas estarão canceladas, preservando vidas e aguardando novas investigações sobre o caso ocorrido.

Que a solidariedade e o amor prevaleçam nesse momento de dor“.

Leia também:

Deic vai a Blumenau investigar ataque a creche

Mãe de criança relata desespero em creche após tragédia em Blumenau: “Me joguei no chão”