Um “ataque complexo” lançado nesta quinta-feira (26) no aeroporto internacional da capital nacional do Afeganistão, Cabul, deixou pelo menos cinco mortos e vários feridos – informou o Pentágono. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

“Podemos confirmar que a explosão no Portão (‘Gate’) Abbey foi consequência de um ataque complexo que resultou em várias vítimas civis e americanas. Também podemos confirmar pelo menos outra explosão em, ou perto, do Hotel Baron, a pouca distância do Portão Abbey”, tuitou o porta-voz do Departamento da Defesa, John Kirby.

Corrida contra o tempo

Apesar da situação caótica no aeroporto, 88.000 pessoas foram retiradas do país desde a criação de uma ponte aérea em 14 de agosto, véspera da entrada dos talibãs em Cabul e da tomada da cidade.

A multidão reunida no aeroporto provocou cenas de caos, e pelo menos oito pessoas faleceram no tumulto. Alguns afegãos que aguardam no local têm passaportes, vistos estrangeiros, ou reúnem condições para viajar, mas a maioria, não.

Continua depois da publicidade

> Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas

Vários países solicitaram aos Estados Unidos, em vão, o adiamento da retirada do Afeganistão para permitir a saída de todos os estrangeiros e afegãos sob sua proteção.

As operações devem terminar inclusive antes, para que os Estados Unidos consigam repatriar todo seu dispositivo militar que protege o aeroporto.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou a interrupção da operação na sexta-feira à noite, uma data-limite “imposta pelos americanos”, de acordo com uma fonte oficial.

> Apedrejamento e proibição de estudos: como o Talibã ameaça mulheres no Afeganistão

“É um momento doloroso, porque significa que, apesar do grande esforço do período recente, pessoas que reuniam condições para serem transportadas para a Holanda ficarão para trás”, afirmaram os ministros holandeses das Relações Exteriores e da Defesa, Sigrid Kaag e Ank Bijleveld, respectivamente, ao informarem os últimos voos de retirada para esta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A Turquia anunciou que começou a retirar seus mais de 500 soldados não combatentes deste território, o que parece descartar a possibilidade de que o país assuma a segurança do aeroporto de Cabul após a saída das tropas americanas.

Leia também 

Quais foram os crimes mais chocantes de SC em 2021​​

Integrantes do Talibã brincam em carrinhos bate-bate após morte de afegãos; veja a cena

Talibã reprime protesto no Afeganistão e três pessoas morrem

Afegão morto ao se agarrar em avião era ex-jogador de futebol da seleção do país