É a oitava rodada do Campeonato Catarinense, mas também é decisão. No jogo entre Chapecoense e Joinville, no domingo, na Arena Condá, há muito em disputa. Vitória do Tricolor ou empate garantem ao time comandado por Hemerson Maria o título do returno e a oportunidade de encarar o mesmo Verdão na grande decisão do Catarinense. Triunfo da equipe do Oeste deixa a disputa em aberto e aumenta a emoção na última rodada do Estadual.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre o JEC
Com o Joinville cinco pontos à frente do adversário direto – e seis na frente do Figueirense, que ainda tem chance matemática de levar o returno -, a balança pende a favor do Tricolor. O JEC depende apenas das próprias forças para carimbar o passaporte para a grande decisão. Mas não há nada garantido.
Confira a tabela de jogos e a classificação do Catarinense
Continua depois da publicidade
– Nós temos cinco pontos de vantagem para a Chapecoense, mas ainda tem seis pontos em disputa. Se a gente perde dois jogos e eles vencem as duas partidas, nós perdemos. Temos que manter o foco e continuar trabalhando – ponderou o técnico Hemerson Maria após a convincente vitória do Joinville no domingo.
A confiança resgatada no segundo turno é a maior arma do Joinville que viaja até o Oeste do Estado. Invicto no returno – e com três vitórias nos últimos clássicos -, o JEC recuperou o bom futebol e acredita que pode encarar a Chapecoense de igual para igual. Apesar disso, o clube ainda reconhece que o adversário ainda é o que pratica o melhor futebol no Estado.
A força da Chapecoense vem da vontade de reagir. O time tentará fazer valer a força de sua torcida na Arena Condá para evitar uma possível decisão de Estadual. Como já foi campeão do primeiro turno, ele pode ficar com o troféu sem a necessidade de uma decisão caso fature o returno.
Continua depois da publicidade
Neste equilibrado confronto, alguns pontos pendem a favor de cada equipe. Resta saber quem irá aproveitar melhor os seus pontos fortes e explorar os pontos fracos do adversário para fazer a sua parte.
O que pode ajudar o JEC
Time completo
O JEC não terá desfalques por suspensão ou lesão para o confronto contra o Verdão.
Joga pelo empate
Um simples empate com a Chapecoense dá o título do returno ao JEC.
Duas chances
Mesmo que não vença a Chapecoense, o Tricolor ainda pode ser campeão diante do Brusque na última rodada.
Melhor momento
O JEC atravessa melhor fase na competição. O JEC venceu as últimas partidas. A Chapecoense vem de uma derrota e dois empates.
Continua depois da publicidade
Crescimento nos clássicos
O JEC já mostrou que cresce nos jogos contra os times grandes. Só no returno, venceu Figueirense, Criciúma e Avaí.
Retrospecto fora de casa
Em três partidas fora de casa no returno, o JEC está invicto. Venceu Figueirense e Avaí e empatou com o Metropolitano.
Solidez defensiva
A defesa do Joinville é a melhor do returno. Nos últimos três jogos, a equipe deixou o campo sem sofrer gols.
Continua depois da publicidade
O que pode atrapalhar
Confronto direto
O jogo contra a Chapecoense ganha ares de uma final antecipada. Caso perca o jogo de domingo, o Verdão volta à briga, e a definição ficará para a última rodada.
Desgaste
No caso de perder para a Chape, o desgaste físico pode pesar contra o JEC. Antes de encarar o Brusque, na rodada final, o Tricolor tem um compromisso pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, dia 20, enfrenta o Comercial, no Mato Grosso do Sul.
Arena Condá
Vencer ou empatar com a Chapecoense não será uma tarefa simples. O Verdão está invicto diante de sua torcida no Estadual. Em cinco jogos, venceu cinco e empatou dois.
Continua depois da publicidade
Reforçada
Adversário da final antecipada, o técnico Guto Ferreira terá quatro “reforços” para o jogo contra o JEC. Suspensos diante do Metropolitano, o zagueiro Thiego, o volante Gil e os atacantes Lucas Gomes e Silvinho estão à disposição da equipe.