Terça-feia foi um dia histórico para a jovem Gabrielle Jordão Portilho. A garota de 17 anos fez o primeiro treino com a Seleção Brasileira sub-17, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Continua depois da publicidade

E pensar que há um ano e meio, quando Gabi chegou a Joinville, sequer pensava em jogar futebol de campo. Incentivada pelo técnico da Felej, Ivens Fernando, ela iniciou a “migração” do futsal para o gramado.

Gabi treina até o dia 12 de agosto no Rio de Janeiro, quando serão decididas as 19 atletas que viajam para o Azerbaijão, onde disputarão o Mundial, que acontece em setembro. Cinco serão cortadas.

O caminho até Joinville foi inesperado. Gabi nasceu em Brasília, onde cresceu em uma casa com a mãe, quatro irmãs e o pai. Aos sete anos, se encantou com os moleques que jogavam futebol na rua e começou a brincar com eles. Na escola, chamou a atenção de um professor de educação física e logo se mudou para um colégio particular, onde ganhou uma bolsa integral para jogar.

Continua depois da publicidade

Então foi parar no Fut Art, que trabalha com futsal de base. Em 2010, estava em Curitiba, disputando a Taça Brasil Sub-15 de Futsal, quando chamou a atenção de Ivens. Ele fez o convite para ela vir a Joinville e então Gabi se mudou para cá com a mãe e duas irmãs.

Ela começou a se destacar nos gramados depois que Joinville fez uma parceria com o Olympya, de Jaraguá do Sul, para a disputa do Estadual Feminino. Além do vice-campeonato deste ano, Gabi foi a vice-artilheira da competição, anotando 22 gols em 11 jogos e chamando a atenção do técnico do Kindermann e da Seleção, Edvaldo Erlacher. Apesar de saber dos cortes, já fala como uma das convocadas para o Mundial.

– Não sei se vou ainda, mas acredito em mim, claro -, disse a jogadora.

A guinada na vida fez com que ela começasse a sonhar mais longe. De olho nas Olimpíadas de 2016, diz que já se imaginou jogando ao lado da maior referência do esporte na atualidade.

Continua depois da publicidade

– Imagina jogar ao lado da Marta? Seria sensacional -, comentou Gabi.