Um astrônomo amador catarinense flagrou um evento espacial raro nos céus de Serra Alta, no Oeste de SC. Maicon Germiniani fotografou uma nebulosa em um ambiente que até então não apresentava esse tipo de evento. A descoberta foi publicada em uma revista científica europeia em conjunto com outros astrônomos estrangeiros. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Nebulosas, explicou o astrônomo, “são grandes nuvens de poeira encontradas no espaço”. É comum encontrar esse tipo de fenômeno próximo de nuvens.
A nebulosa fotografada por Maicon foi encontrada em um sistema binário, com duas estrelas.
— São elas que emitem esse material vermelho, que é a nebulosa em questão. A nebulosa em questão não apresenta características diferentes de outras nebulosas de emissão. O que é diferente nesse caso é o ambiente em que ela se desenvolveu [o sistema binário] — disse.
Continua depois da publicidade
Para capturar a imagem, Germiniani usou um telescópio com câmera delicada acoplada. A descoberta foi publicada na revista inglesa Astronomy & Astrophysics.
— A descoberta, se comprovada, abre um novo leque de possibilidades para esse tipo de objeto, devido ao fato de termos fotografado esse objeto já em estágio avançado de evolução. Até então nenhum objeto com essas características foi fotografado — contou.
Leia também
Meteoro “bola de fogo” passa por SC e câmera registra momento; veja vídeo
Chuva de meteoros com detritos do cometa Halley é flagrada no Planalto Norte de SC