Animação: Ben Ami Scopinho
Na próxima segunda-feira (11), Mercúrio fará uma de suas raras aparições aos terráqueos. O alinhamento do planeta com o Sol e a Terra vai possibilitar sua observação, evento conhecido como trânsito astronômico. O efeito visual é de um pontinho preto passando em frente ao disco do Sol.
Continua depois da publicidade
O fenômeno terá início por volta das 9h40min e deve se prolongar até as 15h05min. De acordo com o doutor em Física e Coordenador do Projeto Astro&Física do IFSC São José, Marcelo Girardi Schappo, mais do que curioso o fenômeno tem importância histórica.
— Os trânsitos de Mercúrio já foram usados para tomadas de dados e medidas geométricas que auxiliaram na determinação do tamanho relativo entre Mercúrio e o Sol e também nas distâncias envolvidas entre os dois e a Terra — destaca.
Como assistir
O trânsito não é visível a olho nu devido ao tamanho de Mercúrio e de sua distância em relação à Terra. Enquanto o Sol tem aproximadamente 1.400.000 km de diâmetro, Mercúrio tem apenas 4.800 km. Para que fosse possível observá-lo, o planeta deveria ser maior ou estar mais próximo. Além disso, tentar olhar para o Sol sem a devida proteção pode ser perigoso.
Continua depois da publicidade
— Quem tiver telescópios e binóculos também não deve olhar diretamente para o Sol com eles, pois a concentração de luz solar nesses equipamentos pode danificar a retina seriamente — alerta Marcelo.

Para assistir ao trânsito é preciso utilizar um telescópio com filtros astronômicos especiais para observação solar. Outra possibilidade, segundo ele, é montar um sistema óptico de observação indireta.
— Nesse caso, procure algum físico ou astrônomo na sua região para ajudar na montagem de um sistema.
Em Florianópolis estava previsto um evento de observação promovido pelo projeto Astro&Física, do IFSC de São José. No entanto, devido ao mau tempo, a atividade foi cancelada. Ainda é possível é acompanhar a transmissão ao vivo pelo link.
Trânsito de Vênus
Outro fenômeno semelhante ao trânsito de Mercúrio, porém mais raro, é o trânsito de Vênus. Ele é visível a olho nu, já que Vênus é maior e está mais próximo da Terra, mas acontece apenas duas vezes por século. O último trânsito de Vênus ocorreu em 2012 e o próximo será somente em 2117.
Continua depois da publicidade

Leia também
Um em cada quatro brasileiros diz que pouso na Lua é mentira
VÍDEO: o universo em expansão abre série "A História que o Céu nos Conta"
VÍDEO: o passado do universo é tema do segundo episódio de "A História que o Céu nos Conta"