No espaço sideral, a falta de gravidade representa um desafio para a saúde dos astronautas na Estação Espacial Internacional (EEI). Embora a experiência seja fascinante, ela também traz riscos para o corpo, especialmente para as articulações e músculos. Para preservar a integridade física durante as viagens espaciais, os astronautas dedicam várias horas à prática de exercícios na academia da EEI.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

A astronauta da Nasa Lara O’Hara compartilhou em suas redes sociais nesta segunda-feira (22) a sua rotina de exercícios dentro da estação espacial. Nas imagens, é possível ver como são utilizados os equipamentos da academia da EEI, incluindo esteira, bicicleta, e diversas atividades com peso.

Segundo O’Hara, cada astronauta dedica cerca de duas horas e meia aos exercícios diariamente. Neste tempo, eles devem incluir cerca de 60 minutos dedicados ao levantamento de pesos, e 30 a 50 minutos de exercícios cardiovasculares. Esse compromisso com a atividade física é fundamental para minimizar os efeitos negativos da gravidade zero sobre o corpo humano durante longas missões espaciais.

“Embora qualquer programa de exercícios tenha seus desafios, achei muito agradável ter a oportunidade de carregar meu corpo todos os dias e relaxar um pouco ouvindo música ou podcasts, lendo, estudando para os próximos eventos a bordo e saindo na cúpula entre os sets para olhar para a estação e o planeta”, diz ela na publicação.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo dos exercícios no espaço

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Apresentador Márcio Garcia deixa a Globo após 15 anos

Conheça o rapper brasileiro que foi descoberto pelo rei do k-pop e faz sucesso na Coreia do Sul