Treze entidades estão cadastradas na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para triagem e venda do lixo reciclável. Destas, apenas a Associação Jaraguaense de Recicladores do Vale do Itapocu segue a maioria dos requisitos necessários para seu funcionamento. Continua depois da publicidade Na semana passada, o prefeito Dieter Janssen sancionou a lei 6.880/2014 em prol do programa Recicla Jaraguá. O objetivo é ampliar e regulamentar todas as associações que realizam o processo de coleta seletiva em Jaraguá do Sul. O presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, afirma que a ampliação do programa Recicla Jaraguá fez com que o material reciclado aumentasse de 150 toneladas para 500 toneladas mensais. Atualmente, mais de cem pessoas trabalham neste segmento. Com a lei, o poder municipal terá um instrumento para formalizar o trabalho das entidades e melhorar a qualidade de vida destes trabalhadores. – Agora, poderemos cobrar das associações seus CNPJ, atas de reuniões, equipamento de proteção individuais, alvarás de bombeiro e outras exigências – afirma Silva. Continua depois da publicidade Segundo Silva, município gera um total de 2,6 mil toneladas de lixo todos os meses e, com o programa, há uma redução deste volume. Assim, aumenta a vida útil do aterro sanitário de Mafra, local que é depositado o lixo de Jaraguá do Sul. Outro benefício é a geração de empregos e renda na cidade, sem contar a diminuição do impacto ambiental. No momento, está sendo escrito o edital para que as associações declarem interesse em receber o material reciclado coletado pela Prefeitura. Segundo o presidente da Fujama, no próximo mês o documento deve estar pronto. As entidades deverão estar regulamentadas, no máximo, em 90 dias. – As associações que seguirem o primeiro edital terão direito a 70% do material coletado. Já as que não se adaptarem ficarão com o restante. Depois de seis meses, quem não se regularizou terá novo prazo. A distribuição ficará 80% para as regulamentadas e 20% para as que não cumprirem os requisitos – explica. Continua depois da publicidade
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