Um grupo de líderes comunitários de São José entregou um abaixo assinado na manhã desta sexta-feira para a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito pedindo que as alterações realizadas na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros, sejam mantidas, e dois semáforos sejam retirados novamente. Eles alegam que os congestionamentos pioraram em cerca de 40 minutos após a reinstalação na última segunda-feira, dia 30 de junho, a pedido de comerciantes locais, que queriam mais um ponto de retorno.

Continua depois da publicidade

>> Mudanças na Avenida Leoberto Leal, em São José, divide opiniões

>>Mudança no trânsito da Avenida Leoberto Leal, em São José, começa nesta segunda-feira

De acordo com o presidente do conselho fiscal da Associação dos Moradores do Morar Bem, foram coletados 5800 assinaturas de moradores que passam diariamente pela via e estavam satisfeitos com as mudanças. Eles ameaçam fechar a Leoberto Leal na próxima terça-feira caso nenhuma decisão seja tomada:

Continua depois da publicidade

– A vida de todos que moram nos bairro e utilizam o transporte público estava melhor. Os empresários precisam utilizar estratégias para atrair os clientes sem prejudicar o trânsito – disse.

A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andrea Pacheco, recebeu o documento, e explica que assumiu um compromisso com os comerciantes de realizar o teste por 15 dias, mas todas as solicitações serão consideradas:

– Todas as reinvindicações da comunidade, dos comerciantes, e das pesquisas que estamos realizando serão levadas em conta na elaboração do relatório final feito pela engenheira de tráfego. Na segunda-feira iremos encaminhar para a prefeita tomar uma decisão – disse.

Continua depois da publicidade

Aemflo e CDL relatam prejuízo para o comércio

Na opinião do vice presidente de relações institucionais da Associação Empresarial de Florianópolis (Aemflo) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São José (CDL), Victor Alexandre de Souza, a população precisa entender que o comércio é importante para a região, e os retornos ao longo da via são necessários. Ele destaca que a Aenflo foi uma interlocutora entre os empresários locais e a Prefeitura:

– Comerciantes nos relataram queda de 40% no faturamento, pois sem ter como retornar para a loja, os clientes acabam desistindo da compra – disse.

Ele explica que após o período de teste farão uma nova reunião com os comerciantes para avaliar os resultados e repassar para a Prefeitura, mas a expectativa é que os semáforos sejam mantidos.

Continua depois da publicidade

Testes começaram em dezembro

A Prefeitura de São José começou a realizar uma série de testes com o objetivo de melhorar o trânsito no local desde dezembro. Semáforos foram retirados, o sentido de algumas ruas próximas mudou e conversões à esquerda foram proibidas. As mudanças dividiram opiniões. De um lado aqueles que utilizam a avenida somente como passagem, comemorando a maior fluidez no trânsito. De outro os comerciantes, que reclamaram de queda no movimento.