Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, a Associação de Amigos do Autista (Ama) promoveu uma caminhada com camisetas da entidade nesta tarde em Joinville.
Continua depois da publicidade
O objetivo foi arrecadar recursos e divulgar os serviços de apoio prestados pela Ama às pessoas atendidas pela instituição. Foram vendidas 350 camisetas, o que proporcionou uma arrecadação de R$ 7 mil.
O grupo de funcionários, pais e autistas que frequentam a Ama saiu da frente do Shopping Mueller às 14h30 e percorreu as ruas Engenheiro Niemeyer, a avenida Juscelino Kubitschek e seguiu pela rua Comandante Eugênio Lepper até a rua Nove de Março para finalizar a ação na Praça da Bandeira.
O guia turístico Cláudio Schneider, 45 anos, fez questão de participar da caminhada.
Continua depois da publicidade
– O autismo só foi reconhecido recentemente como uma deficiência, por isso acho importante nós pais de autistas divulgarmos o transtorno – afirma o guia.
Cláudio é pai de Fernanda, 23 anos, ele conta que a filha foi diagnosticada com o transtorno há dez anos.
– Antes disso não sabíamos qual era o diagnóstico dela, após a detecção do autismo a gente conseguiu encontrar um caminho – disse Cláudio.
Continua depois da publicidade
O psicólogo da Ama Hudelson dos Passos explica que não existe exame clínico para diagnosticar o autismo. Segundo ele, o diagnóstico é feito com base na história e observação clínica do paciente.
Conforme Hudelson, o autismo afeta a comunicação na parte da fala e da compreensão, o transtorno também prejudica a capacidade imaginativa do paciente, por isso os autistas tem tanta dificuldade em modificar as suas rotinas.