A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) lançou na manhã desta quinta-feira uma campanha para reduzir o número de vereadores na cidade. O movimento precisa colher pelo menos sete mil assinaturas de eleitores até 15 de abril, prazo final para que seja protocolado na Câmara um projeto de emenda à lei orgânica pedindo a diminuição de 21 para 12 parlamentares já para a próxima legislatura. Após esse trâmite, o Legislativo ainda precisa aprovar a redução.
Continua depois da publicidade
A entidade está engajada nessa luta desde o ano passado e, em 2016, ganhou o apoio de mais associações de classe: Adac, Ampe, AREA, CDL, Centro Lojas, CRA, Crea, Intersindical Patronal, Observatório Social, Sinduscon, Unimed e Univali. O grupo vai disponibilizar os abaixo-assinados em empresas, comércios, pontos de ônibus, universidade, supermercados, entre outros.
— Ficou provado nos últimos quatro anos que 21 vereadores não são a solução para a nossa Câmara. Doze é mais do que suficiente para administrar e reduzir os custos. Não será fácil, mas esperamos conscientizar os vereadores e os novos candidatos — explica o presidente da ACII, Eclésio da Silva.
A meta é chegar a 10 mil assinaturas, por isso equipes estarão nas ruas para mobilizar os eleitores. O presidente da CDL de Itajaí, Hamilton Sedrez, diz que a entidade vai entregar aos 1.100 associados folhas do abaixo-assinado para que eles também coletem assinaturas.
— Esperamos com esse movimento uma melhor gestão do dinheiro que é produzido aqui. É nosso papel também fiscalizar e melhorar a cidade onde a gente está atuando — afirma.
Continua depois da publicidade
O Observatório Social é outra entidade que está mobilizada pela redução de parlamentares. O presidente Paulo Sabatke Filho diz que será uma luta difícil, pois há muita pressão dos partidos políticos que querem se manter no poder.
— Passaram-se quatro anos e ao invés dos vereadores apresentarem leis e sugestões de melhorias, houve o maior escândalo político no ano passado, com vereadores presos. Acho que é hora da sociedade organizada demonstrar sua insatisfação — observa.
Além de coletar as assinaturas, os empresários precisarão do voto de 14 dos 21 vereadores para aprovar a emenda. Por enquanto, apenas quatro parlamentares sinalizaram apoio e a discussão deve ser longa.
Comparativo
A associação empresarial também apresentou um comparativo com as Câmaras de Vereadores do Estado. Florianópolis é a única cidade com mais vereadores que Itajaí, são 25 parlamentares e 469 mil habitantes. Já Joinville, que tem a maior população do Estado (562 mil habitantes) possui 19 vereadores.
Continua depois da publicidade