Nesta quinta-feira, 1º de junho, a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) completa 30 anos de fundação. Idealizada por Waldomiro Schützler, presidente do Joinville em 1987, nasceu com 10 clubes associados e hoje conta com 31 em seu quadro. O objetivo inicial da entidade era fortalecer o futebol do Estado. Um dos participantes da reunião que fundou a SCCLUBES, o então presidente do Criciúma Moacir Fernandes, conta que o movimento tinha também um cunho de moralização.
Continua depois da publicidade
– Não estávamos contentes com certas coisas no campeonato e, já na primeira reunião, decidimos pela suspensão de três árbitros e três bandeiras. Levamos a reivindicação para o Dr. Delfim, que na época estava começando na Federação, e ele acatou nossa decisão. Dali em diante, esses árbitros não trabalharam mais e o futebol catarinense começou a dar passos maiores no cenário nacional, que era a meta de grande alcance que tínhamos para a Associação – explica Moacir Fernandes, que presidiu a SCCLUBES em duas gestões: 1997 a 1999 e 2003 a 2004.
Dos objetivos iniciais, a Associação cresceu e passou a abraçar outros, como a representação dos clubes filiados em diversos órgãos e entidades, o apoio à FCF na coordenação e organização das competições que envolvem o futebol profissional no Estado, a negociação dos direitos de transmissão, agregando valor aos parceiros, e o apoio aos clubes para solucionar problemas de ordem econômica, social, administrativa, jurídica e desportiva.
O crescimento constante e equilibrado no futebol profissional de Santa Catarina nos últimos anos passou a chamar a atenção dos especialistas desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, sempre teve representante na Série A, chegando a ter quatro representantes na Série A em 2015.
Continua depois da publicidade
— Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale destacar: a organização. E a Associação, única num país que só tem federações, ocupa um papel fundamental nesse aspecto. Foi a partir da criação dela e de sua luta em prol do fortalecimento dos clubes, que, junto com a FCF, Santa Catarina apresentou suas maiores conquistas no futebol nacional – destaca o atual presidente Luiz Henrique Martins Ribeiro, que assumiu em fevereiro deste ano.
Diretoria
A administração da SCCLUBES é composta por clubes associados, contemplando os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal, sendo eleitos em Assembleia Geral Ordinária, sempre por períodos de dois anos.
A atual gestão (2017/2018) é formada pelos seguintes integrantes:
Presidência: Clube Atlético Tubarão
Vice-Presidência: Associação Chapecoense de Futebol
Membros Efetivos: Criciúma Esporte Clube, Brusque Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube
Membros Suplentes: Joinville Esporte Clube e Clube Atlético Metropolitano
Clubes fundadores
A Associação foi fundada em 1º de junho de 1987 pelas seguintes agremiações: Associação Chapecoense de Futebol; Avaí Futebol Clube; Clube Esportivo Paysandu; Clube Náutico Marcílio Dias; Criciúma Esporte Clube; Esporte Clube Ferroviário; Esporte Clube Internacional; Esporte Clube Próspera; Hercílio Luz Futebol Clube; Joinville Esporte Clube
Continua depois da publicidade