agronegócio catarinense tem importância nacional, mas nas cidades em que a indústria está presente essa força é redobrada. Os municípios do Estado com agroindústria têm uma renda per capita 53% maior que os com apenas concentração rural.
Continua depois da publicidade
O dado faz parte de um estudo realizado pela Vertical Agronegócios da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Para Clóvis Rossi, diretor da entidade, o objetivo é consolidar os dados do setor, que responde por 6% do PIB do Estado e identificar oportunidades.
– Também precisamos trazer luz para as empresas catarinenses de tecnologia que oferecem soluções para o agronegócio e que muitas vezes são mais conhecidas fora do Estado.
A Vertical Agronegócios da Acate tem nove empresas que faturaram cerca de R$ 42 milhões em 2012. Uma delas é a PariPassu, de Florianópolis. Criada em 2005, a empresa fornece sistema de rastreabilidade de alimentos, como carnes e hortifrúti para redes de varejo.
– O sistema garante a segurança alimentar e detecta pontos de problema para gerenciar melhor a cadeia – diz o diretor da empresa, André Donadel.
Continua depois da publicidade
Hoje as vendas para SC respondem por até 20% do faturamento da PariPassu, que tem clientes em 20 países na América Latina, Europa e China.